Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 13 de Junho de 2024

Política

Zeca traz Berzoini e inicia ofensiva para retomar PT de Delcidio

O PT-MS é hoje presidido por Marcus Garcia, apoiado por Delcídio, que pretende disputar a reeleição em 2013.

Flávio Paes/Região News

15 de Junho de 2012 - 08:42

Mesmo depois da anunciada paz em nome da pré-candidatura de Vander Loubet à prefeitura de Campo Grande, o confronto interno entre as duas principais lideranças do PT de Mato Grosso do Sul é retomado. O ex-governador Zeca do PT traz neste final semana a Campo Grande o deputado federal e ex-presidente nacional do Ricardo Bezoini numa articulação que antecipa o debate interno para enfrentar o grupo do senador Delcídio do Amaral na disputa do comando do partido no estado.

O Processo de Eleições Diretas só acontecerá em novembro do ano que vem. Berzoini é uma das principais lideranças petistas da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) da qual é uma das principais lideranças nacionais e que é comandada no estado pelo ex-governador. “Queremos nos fortalecer em 2012 para reassumir o comando do PT”, disse Zeca reconhecendo que “foi feito um ajuntamento de correntes que não deu certo e está prejudicando o partido”.

O PT-MS é hoje presidido por Marcus Garcia, apoiado por Delcídio, que pretende disputar a reeleição em 2013. Berzoini desembarcará às 13h30min no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Mais tarde, por volta das 15h30min, concederá entrevista coletiva para, na sequência, iniciar debate com entidades sindicais. No sábado, ele participará de reunião interna para conhecer os pré-candidatos da CNB e discutir táticas de campanha.

“Queremos nos fortalecer em 2012 para reassumir o comando do PT”, disse Zeca. Segundo ele, “foi feito um ajuntamento de correntes que não deu certo e está prejudicando o partido”. Em 2013, o PT renova as direções nacional, estadual e municipal. Hoje, comanda o partido, em nível nacional, o deputado estadual Rui Falcão (SP), da corrente Novos Rumos.

Berzoini também presidiu o PT e foi ministro na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2003, assumiu o Ministério da Previdência Social e, em 2004, foi nomeado como ministro do Trabalho e Emprego. Em Campo Grande, o PT trabalha para turbinar a campanha do deputado federal Vander Loubet a prefeito. Zeca será candidato a vereador.