Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Região

Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS capacita avicultores de Mato Grosso do Sul

O foco das ações deve ser a organização e planejamento.

Gildo Tavares/Região News

28 de Abril de 2020 - 08:48

Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS capacita avicultores de Mato Grosso do Sul

Investir em conhecimento e capacitação para melhorar o desempenho dos negócios sempre foi a melhor forma para melhorar a rentabilidade e a produtividade na atividade rural. Avicultores de Mato Grosso do Sul vem buscando ajuda junto à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Avicultura do Senar/MS e vem mudando de patamar quando o assunto é avicultura.

As principais melhorias que o programa proporciona são na organização e no planejamento. O produtor passa a observar os gargalos quanto à despesa e filtra onde está pecando na produção dos lotes. Além disso, é oferecido treinamento do “5S”, que ajuda na organização do escritório, no pátio, fazendo com que o desgaste no serviço seja menor, aumentando a concentração na produção das aves.

Há pouco mais de um ano recebendo supervisão do Senar/MS, o produtor rural de Sidrolândia, Leonir Zimmer, destaca que a partir da consultoria, o maior impacto na propriedade foi na maneira de ver a granja e organizá-la como um todo, seguindo as diretrizes propostas.

“Hoje, temos uma planilha de custos que nos ajuda a avaliar os gastos e investir onde há necessidade. Passamos a ter êxito, lucratividade e ampliar nosso negócio. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, enfatiza.

Há um ano e meio recebendo supervisão do Senar/MS, o produtor Henrique Matos afirma que, com a melhor organização de todas as etapas de produção de sua granja, localizada no município de Jateí, passou a ter menos desgaste com o manejo e mais foco na produção.

Metodologia 5S

A metodologia ‘5S’ nasceu no Japão logo após a Segunda Guerra Mundial, no momento em que o país passava por uma reestruturação. A organização deste país oriental, conhecida por todos, confirma a eficácia desta ferramenta que, na tradução fiel, são: Senso de utilização, Senso de organização, Senso de limpeza, Senso normatização e Senso de autodisciplina.