Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Região

Polícia encontra mais armas em contêiner de empresa que abastecia facções

Abertura de contêiner ocorreu nesta terça-feira em Asunción, capital do Paraguai.

Campo Grande News

12 de Dezembro de 2023 - 09:36

Polícia encontra mais armas em contêiner de empresa que abastecia facções
Fuzil e carregadores em caixa retirada de contêiner, nesta terça-feira (Foto: Divulgação/Senad).

Agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) e do Ministério Público do Paraguai encontraram caixas com fuzis e pistolas semiautomáticas no contêiner pertencente à empresa IAS (Internacional Auto Suply), investigada no âmbito da Operação Dakovo.

O contêiner foi apreendido durante a operação, no dia 5 deste mês, no pátio da Dimabel, órgão do governo paraguaio que controla o comércio de armas no país vizinho. Deflagrada no Paraguai pela Senad e no Brasil pela Polícia Federal, a operação investiga esquema internacional de tráfico de armas de países do leste europeu.

O armamento era importado legalmente pela IAS e depois, com a conivência de militares corruptos da Dimabel, era destinado às duas principais facções brasileiras, o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Comando Vermelho.

A empresa pertence ao argentino Diego Dirisio e à mulher dele, a ex-modelo argentina Julieta Nardi. Os dois conseguiram fugir antes da chegada das equipes da Senad. Existe suspeita de que tenham sido avisados da operação. As investigações mostraram até agora o envolvimento de empresas de armas, militares e empresários de outros ramos que ajudam a lavar dinheiro do esquema.

Até um senador paraguaio foi citado em conversas de telefone gravadas ao longo dos últimos meses. Ontem, ao chegar ao Congresso paraguaio e ser questionado sobre as suspeitas, o senador Carlos Nuñez Agüero chegou a agredir jornalistas paraguaios.