Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

Saúde

Cirurgias bariátricas são interrompidas em hospital do Mato Grosso do Sul

Unidade aguarda definições do Governo para retomar os atendimentos.

Capital News

15 de Outubro de 2025 - 14:40

Cirurgias bariátricas são interrompidas em hospital do Mato Grosso do Sul
Hospital Adventista do Pênfigo. Foto: Deurico/Capital News

O Hospital Adventista do Pênfigo suspendeu temporariamente as cirurgias bariátricas realizadas por meio do programa estadual MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila. Segundo a unidade, a paralisação se deve a uma reestruturação do programa conduzida pelo Governo do Estado. Desde que passou a integrar o projeto, em 2024, o hospital realizou 20 cirurgias e atendeu mais de 400 pacientes.

"Estamos prontos para retomar os procedimentos assim que o Governo definir os próximos passos", declarou o hospital em nota oficial. Além do Pênfigo, outros quatro hospitais continuam realizando esse tipo de cirurgia pelo programa: dois em Campo Grande, dois em Três Lagoas e um em Dourados. O Hospital Universitário da UFGD, por exemplo, fez a primeira cirurgia bariátrica pelo SUS em agosto deste ano.

A Secretaria de Estado de Saúde ainda não esclareceu quando as cirurgias serão retomadas nem detalhou as mudanças no programa. O MS Saúde, criado em maio de 2023, busca reduzir as filas de espera do SUS, oferecendo consultas, exames e procedimentos em todo o Estado. Entre maio de 2024 e abril de 2025, o programa já realizou mais de 46 mil atendimentos.

Hoje em sua terceira fase, com término previsto para 31 de dezembro, o programa também contempla cirurgias de ombro, urologia e atendimento odontológico hospitalar para pacientes que necessitam de sedação. O MS Saúde oferece cerca de 140 tipos de cirurgias e 74 exames em diversas especialidades, como ortopedia, oftalmologia, cirurgia geral e vascular.