Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Saúde

Hemosul programa para dia 14 campanha para doação de órgãos e sangue em Sidrolândia

A campanha é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Câmara e o Centro de Hematologia de Mato Grosso do Sul.

Flávio Paes/Região News

01 de Abril de 2018 - 20:47

Hemosul programa para dia 14 campanha para doação de órgãos e sangue em Sidrolândia

No próximo dia 14 vai acontecer na Câmara Municipal, das 8 às 14 horas, uma campanha para coleta de sangue e captação de doadores de medula óssea. A campanha é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Câmara e o Centro de Hematologia de Mato Grosso do Sul (HEMOSUL), para uma grande ação de coleta de sangue e medula óssea junto a doadores no município.

A última vez que a cidade promoveu uma campanha desta natureza foi dezembro de 2013, quando a cidade se comoveu com a situação da jovem Patrícia Oshiro Brentan, que se tratava de uma leucemia e tinha no transplante de medula óssea a esperança de conseguir se recuperar. Foram cadastrados 600 doadores.

Patrícia sofria de leucemia linfoblástica aguda e descobriu a doença em maio de 2012. Um doador compatível chegou a ser encontrado no banco de doadores. O transplante seria feito em outubro de 2013, mas o doador não apareceu para os exames. Patrícia morreu no dia 20 de janeiro de 2014, aos 25 anos, após um ano e 8 meses de luta contra a doença.