Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Saúde

Varíola dos macacos: OMS dá novos nomes às variantes do vírus

'Versão' mais letal do vírus, que vem da Bacia do Congo, na África Central, será conhecida como clado um; já a variante que circula no Brasil, da África Ocidental, será o clado dois, que tem dois subclados.

G1

12 de Agosto de 2022 - 14:25

Varíola dos macacos: OMS dá novos nomes às variantes do vírus
Imagem de microscópio mostra vírus causador da varíola do macaco — Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, nesta sexta-feira (12), que deu novos nomes às variantes já existentes do vírus da varíola dos macacos (monkeypox).

A partir de agora, a "versão" mais letal do vírus, que vem da Bacia do Congo, na África Central, será conhecida como clado um. Já a variante que está circulando no Brasil, que vem da África Ocidental, será o clado dois. Os especialistas também acordaram que o clado dois tem dois subclados.

Na biologia, um clado é um grupo de organismos que se acredita terem evoluído de um ancestral comum.

Os clados do vírus da varíola dos macacos foram nomeados usando algarismos romanos: clado I (clado um) e clado II (clado dois). Já os subclados serão conhecidos como clado IIa e clado IIb. Os nomes das linhagens serão propostos à medida que o surto da doença evoluir.

Em nota, a OMS lembrou que o vírus da varíola dos macacos foi nomeado depois de ser descoberto pela primeira vez, em 1958, assim como a própria doença – antes que as práticas atuais de nomeação de doenças e vírus fossem adotadas. Na época, as principais variantes foram identificadas pelas regiões geográficas onde se sabia que circulavam.

A melhor prática atual, frisou a entidade, é que vírus recém-identificados, doenças relacionadas e variantes de vírus recebam nomes com o objetivo de evitar ofender qualquer grupo cultural, social, nacional, regional, profissional ou étnico e minimizar qualquer impacto negativo no comércio, viagens, turismo ou bem-estar animal.