Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 24 de Setembro de 2020

Sidrolândia

Assentados trocam enxadas por máquina plantadeira de mandioca emprestada pela Prefeitura

O equipamento fica em poder da Secretaria onde o serviço é solicitado previamente pelos assentados.

Flávio Paes/Região News

13 de Novembro de 2019 - 16:53

Assentados trocam enxadas por máquina plantadeira de mandioca emprestada pela Prefeitura

Pequenos produtores que se dedicam ao plantio de mandioca, com ajuda da Prefeitura de Sidrolândia, estão mecanizando o plantio da rama, com a utilização comunitária de uma máquina adquirida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. O equipamento fica em poder da Secretaria onde o serviço é solicitado previamente pelos assentados.

Uma das vantagens do equipamento é a drástica redução do tempo necessário para concluir o plantio, além de não exigir tanto esforço físico. Segundo dona Maria Helena Echeverria Gonçalves, a primeira beneficiária, ela e o marido, Ramão Lopes Gonçalves (61 anos), trabalhavam cinco dias para plantar um hectare. Com a máquina, em um dia de serviço conseguir cultiva 2,5 hectares.

Depois de terminado o serviço no lote da dona Maria, a plantadeira de ramas seguiu para a propriedade de Cláudio Roberto de Souza, 49 anos, no Assentamento Alambari Cut, lote 33, onde mora com a esposa Claudete Luiz, e os filhos Regiane (17) e Rodrigo (14).

Cláudio Roberto mora há 14 anos no local, e a fonte de renda da família vem da produção de verduras e legumes. "A gente plantava bem pouco, só 0,5 hectare, exatamente pela dificuldade de contratar mão de obra para ajudar no serviço". Com a máquina, planeja ampliar a área plantada com a rama.

O vice-presidente de uma cooperativa de assentados, Luiz Messias de Andrade (50 anos), morador no assentamento Alambari Cut, lote 12, está ajudando seus colegas produtores, trabalhando na operação da plantadeira. Segundo o IBGE em Sidrolândia há 450 hectares plantados com mandioca, produção anual de 7.250 toneladas.