Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 3 de Maio de 2024

Sidrolândia

Escola Paulo Firmo faz mutirão no São Pedro para atrair alunos do Ensino Médio

Flávio Paes/Região News

29 de Janeiro de 2021 - 07:22

Escola Paulo Firmo faz mutirão no São Pedro para atrair alunos do Ensino Médio
Vereadora Juscinei Claro e diretor da escola, Jorge Estevão. Foto: Marcos Tomé/RN

A direção da Escola Estadual Paulo Firmo está empenhada em atrair alunos para o Ensino Médio na extensão que funciona no prédio da Escola Municipal do Assentamento São Pedro. Por enquanto só há 50 alunos matriculados e é necessário garantir pelo menos o dobro de alunos para garantir a manutenção da extensão, que é mantida pelo Governo do Estado.

O diretor da escola, Jorge Estevão e a vereadora Juscinei Claro, que mora no assentamento, estão empenhados numa mobilização para sensibilizar quem mora na região a concluir o Ensino Médio perto de casa. Na terça-feira, dia 2 de fevereiro, funcionários da escola estarão na sede da extensão para fazer as matrículas. Os estudantes terão de levar os documentos pessoais (a carteira de vacinação aqueles com menos de 18 anos), transferência ou a declaração do pedido de transferência da escola anterior.

Segundo a vereadora Juscinei Claro, manter a extensão no assentamento é fundamental para reduzir a migração dos jovens. Ela acredita que é possível atrair para a extensão quem hoje mora no São Pedro e estuda nas escolas da zona rural, muito mais distantes.

No São Pedro há uma escola com 6 salas de aula com capacidade para 540 alunos nos três turnos, mas está fechada por falta de alunos do Ensino Fundamental. Uma das alternativas que pode ser articulada é atrair moradores da Comunidade Taquaral em Rio Brilhante, que fica a 17 quilômetros da escola. Hoje esses alunos viajem 150 km (300 km ida e volta) para a escola mais próxima no município vizinho.