Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolândia

No primeiro drive-thru com AstraZeneca, baixa procura e sobraram 485 doses

Houve uma sobra de 485 doses já que apenas 50 pessoas com mais de 60 anos (grupo prioritário desta fase da campanha) compareceram no drive.

Flávio Paes/Região News

28 de Abril de 2021 - 10:12

No primeiro drive-thru com AstraZeneca, baixa procura e sobraram 485 doses
Na faixa etária entre 60 e 64 anos, 1.460 pessoas receberam a primeira dose. Foto: Marcos Tomé/RN

Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde se surpreenderam com a baixa procura pelas doses da vacina AstraZeneca na primeira vacinação realizada no sistema drive-thru realizado com o imunizante fabricado pela Fundação Osvaldo Cruz.

Houve uma sobra de 485 doses já que apenas 50 pessoas com mais de 60 anos (grupo prioritário desta fase da campanha) compareceram no drive montado em frente da UPA e nas unidades de saúde do Jandaia e Malvinas. Na faixa etária entre 60 e 64 anos, 1.460 pessoas receberam a primeira dose.

Na avaliação da chefe do setor de imunização, enfermeira Alana Furtado Hefler, os relatos de efeitos colaterais em quem tomou a primeira dose (febre, dor no corpo e dor de cabeça), tem gerado resistência em muita gente que gostaria de tomar a CoronaVac.

Ela garante que este tipo de receio não faz sentido, já que os efeitos colaterais são leves e passageiros, mas em compensação a AstraZeneca tem um potencial imunizante (80%) bem superior a da CoronaVac (em torno de 50%).