Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 18 de Maio de 2024

Sidrolândia

Prefeitura reúne produtores e garante anuência para pavimentação do acesso ao Capão Bonito

Alguns produtores invadiram 500 metros da faixa de domínio, mas numa propriedade maior, 3 hectares da lavoura estão dentro do traçado da estrada.

Flávio Paes/Região News

28 de Maio de 2021 - 10:06

Prefeitura reúne produtores e garante anuência para pavimentação do acesso ao Capão Bonito
Semana passada técnicos da Secretaria se reuniram com os produtores para mostrar o projeto. Foto: Divulgação

A partir da próxima semana a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente começa a coletar a anuência de 23 produtores, entre fazendeiros e assentados, para abertura de 20 metros (9 metros para pista) da faixa de domínio da estrada municipal de acesso ao Capão Bonito, pela MS-162, que será asfaltada pelo Governo do Estado até se encontrar com a MS-455, a estrada da Gameleira. A estrada terá uma extensão de 25 km.

Na semana passada técnicos da Secretaria se reuniram com os produtores que foram informados do projeto de pavimentação que será executado pelo Governo do Estado. Eles plantaram na faixa de domínio da estrada que hoje tem traçado suficiente para a passagem de dois veículos de passeio. Como se trata de área pública, não haverá necessidade de desapropriação, nem do pagamento de indenização.

Alguns produtores invadiram 500 metros da faixa de domínio, mas numa propriedade maior, 3 hectares da lavoura estão dentro do traçado da estrada. Na reunião eles se mostraram receptivos a assinar a anuência já que a obra vai melhorar as condições de escoamento da safra e valorizar as propriedades.

 A Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) paralisou o contrato com a Polo MS Engenharia e Geotecnologias Ltda, que ganhou a licitação para elaborar o estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental da estrada vicinal. O projeto vai custar R$ 356.404,94, valor aproximadamente 28,71% abaixo do orçamento de referência, R$ 500 mil.

A estrada vai atravessar uma região onde moram 4 mil famílias. Vai se conectar com a MS-455 e daí chegar a MS-258 no Distrito de Capão Seco, que será asfaltada até a BR-163, em Nova Alvorada do Sul. A estrada da Gameleira, que também está no planejamento de pavimentação do Estado, é uma alternativa de acesso a Campo Grande.

Além de obter a anuência dos produtores, a Prefeitura também terá a incumbência de viabilizar uma jazida para extração do cascalho a ser usado na estrada.

Confira a Galeria de Imagens: