Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolândia

Sidrolandense Rodrigo Ferreira faz sua estreia em Campeonato de Forjamento

O campeonato conta com os associados da ACG. Por conta da pandemia, neste ano cada etapa está sendo transmitida em lives.

Crislaine Jara/Região News

24 de Julho de 2021 - 08:23

Sidrolandense Rodrigo Ferreira faz sua estreia em Campeonato de Forjamento
Foto: Reprodução/Youtube

As facas, um dos instrumentos mais antigos criados pelo homem, são as estrelas do Campeonato de Forjamento da Associação Gaúcha de Cutelaria (AGC). A participação do cuteleiro Rodrigo Ferreira, morador da área rural de Sidrolândia, na competição, ocorre neste sábado (24), através de live no canal do YouTube da AGC, a partir das 9h (horário de MS).

O campeonato conta com os associados da ACG. Por conta da pandemia, neste ano cada etapa está sendo transmitida em lives. As etapas contam com dois ou três competidores que precisam forjar uma faca gaúcha de 8 a 10 polegadas. A faca é produzida nas oficinas dos cuteleiros, em suas residências. Todo o forjamento acontece ao vivo.

Entre os critérios da competição estão, alinhamento da faca, cuidado com fio da faca (precisa ter a mesma espessura), integridade da faca, tamanho e alinhamento da espiga, acabamento, entre outros.

Sobre a AGC

Em meados do ano de 2010, os cauteleiros e aficionados pela arte da cutelaria, já vinham se reunindo há alguns meses, com data e local marcado (todo segundo sábado do mês no Átrio da churrascaria Vitrine Gaúcha, dentro do DC Shopping no bairro Navegantes, ou em oficinas de cauteleiros.

Nestes encontros e martelanças, surgiu a ideia de criar a entidade que representasse e desse respaldo à nobre arte da Cutelaria e aos artistas cuteleiros. Após isso, Cassio Selaimen foi intitulado como o primeiro presidente, Carlos Barth como vice-presidente, Sandro Boeck e Leandro Adiers tomaram conta do jurídico, trabalhando e cuidando de todo o estatuto, Roberto Vianna assumiu a secretaria, Jefferson Berr tomou conta do financeiro (função que ocupa até hoje) e ainda um grande apoio do cantor tradicionalista Elton Saldanha, sempre presente nos encontros e feiras da AGC.

Clique aqui e acompanhe ao vivo ao Campeonato.