Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 6 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

ANP autoriza operação da 2ª fase e Inpasa poderá produzir até 800 milhões de litros de etanol por ano

A unidade de Sidrolândia da Inpasa está autorizada pela Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a dobrar sua atual capacidade de produção.

Redação/ Região News

28 de Fevereiro de 2025 - 09:52

ANP autoriza operação da 2ª fase e Inpasa poderá produzir até 800 milhões de litros de etanol por ano
Inpasa. Foto: Marcos Tomé/ Região News

A unidade de Sidrolândia da Inpasa está autorizada pela Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a dobrar sua atual capacidade de produção com a entrada em operação do seu 2º módulo. Com a ampliação da planta, a empresa passa a ter a capacidade produtiva anual de 800 milhões de litros de etanol, 480 mil toneladas de DDGS (Dried Distillers Grains with Solubles, Grãos Secos de Destilaria com Solúveis), 46 mil toneladas de óleo de milho e 465 gigawatts-hora de energia elétrica renovável.

ANP autoriza operação da 2ª fase e Inpasa poderá produzir até 800 milhões de litros de etanol por ano

Desde outubro do ano passado, quando entrou em funcionamento em caráter definitivo o 1⁹ módulo, a Inpasa tem produzido 1 milhão de litros de etanol por dia.''

O complexo industrial, que no pico da fase de construção iniciada em agosto de 2023 chegou a mobilizar no canteiro de obras 2.500 trabalhadores, atualmente gera 550 empregos diretos, além de 3 mil indiretos.

Receba no WhatsApp as notícias do RN

Nesta estatística não estão computados os 60 empregos já gerados pelo Complexo Comercial Rodobras, empresa vinculada à Inpasa, que dezembro colocou em funcionamento sua primeira unidade, o posto de combustível, mas vem por aí todo um suporte de serviços e apoio aos caminhoneiros, abrangendo restaurante, conveniência, vestiários, barbearia, espaço de lazer e convivência.

A companhia investiu aproximadamente R$ 2,3 bilhões no empreendimento em Sidrolândia e aguarda a autorização do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) para construir uma rotatória em frente da unidade às margens da BR-060 orçada em R$ 3 milhões. A obra viária foi projetada para garantir fluidez e maior segurança ao trânsito no local onde 3 mil caminhões devem entrar e sair diariamente.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

A unidade de Sidrolândia é a quarta da Inpasa no Brasil, que já opera em Dourados, Nova Mutum (MT) e Sinop (MT). A empresa também investe em projetos de transição energética no Nordeste, com iniciativas em Balsas (MA) e Luís Eduardo Magalhães (BA).