Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Prefeita envia à Câmara reajuste de 4,50% para servidores e professores terão retroativo a janeiro

A correção salarial que será concedida corresponde à inflação anual medida pelo IPCA.

Redação

18 de Março de 2024 - 20:29

Prefeita envia à Câmara reajuste de  4,50% para servidores e professores terão retroativo a janeiro
Reunião com vereadores. Foto: Aniele Santi.

A Câmara de Vereadores vota na sessão desta terça-feira (19) projeto proposto pela prefeita Vanda Camilo (PP) que estabelece um aumento linear de 4,50% para os servidores efetivos, incluindo os professores concursados. A correção salarial que será concedida corresponde à inflação anual medida pelo IPCA. O aumento passa a valer em 1⁰ de maio, data-base do funcionalismo.

Os professores receberão 3,62% de reajuste retroativo aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Este percentual corresponde a correção do piso nacional do magistério fixado pelo Ministério da Educação.

O projeto de reajuste do funcionalismo foi apresentado hoje pela prefeita aos vereadores da base de sustentação do Governo no Legislativo. Vanda explicou que antes da definição do percentual houve um estudo detalhado do impacto financeiro levando em conta a capacidade de pagamento da Prefeitura que pode comprometer até 54% da receita líquida com gastos de pessoal.

O ano eleitoral é outro fator limitante. Conforme a legislação, por causa do pleito programado para outubro, os prefeitos só podem atualizar os salários dos servidores no máximo até a inflação acumulada nos últimos 12 meses a contar da data-base.