Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 20 de Abril de 2026

SIDROLÂNDIA- MS

Sanesul atribui transbordamento de esgoto no Pé de Cedro a ligações irregulares

De acordo com a concessionária, durante as chuvas, o volume de água pluvial lançado indevidamente na rede ultrapassa a capacidade do sistema.

Redação/Região News

20 de Abril de 2026 - 16:20

Sanesul atribui transbordamento de esgoto no Pé de Cedro a ligações irregulares
Sanesul de Sidrolandia. Foto: Google Maps.

Em contato com a reportagem do Região News, o escritório local da Sanesul atribuiu o transbordamento registrado em ruas do bairro Pé de Cedro, em Sidrolândia, às ligações irregulares de água da chuva na rede de esgotamento sanitário.

Eles dizem que é ligação irregular, mas quem tem que fiscalizar isso é a própria empresa. Não dá para jogar a culpa só na população”, afirmou um morador da Rua Bálsamo.

Os casos foram relatados por moradores das ruas Bálsamo, Manacá da Serra e Tarumã, onde, após chuvas intensas, o esgoto extravasa e se mistura com a água da enxurrada, gerando mau cheiro e transtornos.

De acordo com a concessionária, durante as chuvas, o volume de água pluvial lançado indevidamente na rede ultrapassa a capacidade do sistema, provocando o extravasamento pelos poços de visita (PVs). A empresa ressalta que a rede foi projetada exclusivamente para esgoto doméstico e não para drenagem.

Sanesul atribui transbordamento de esgoto no Pé de Cedro a ligações irregulares
Esgoto a céu aberto. Foto: Internauta

Ainda segundo a Sanesul, o problema não está ligado à obstrução da rede, mas ao excesso de vazão, agravado também pela entrada de enxurrada nos pontos de inspeção.

Moradores, porém, contestam a justificativa e cobram providências. Segundo relatos, o problema é antigo e se repete sempre que há chuva mais forte.

Outro residente da Rua Manacá da Serra relata a falta de solução prática. “Se tem ligação errada, precisa identificar e resolver. Enquanto isso não acontece, a gente continua convivendo com mau cheiro e risco à saúde.”

Já na Rua Tarumã, moradores dizem que a situação gera revolta. “Todo ano é a mesma coisa quando chove. A gente precisa de uma solução definitiva, não só explicação.” Os moradores cobram fiscalização mais rigorosa, identificação das ligações irregulares e investimentos na infraestrutura para evitar que o problema continue se repetindo.