Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 21 de Junho de 2024

Sidrolandia

12 de Agosto: Dia Internacional da Juventude alerta para necessidade de apoio aos/às jovens

Adital

11 de Agosto de 2012 - 09:42

Neste domingo (12), celebra-se o Dia Internacional da Juventude. A data, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1999, chama a atenção para a necessidade de investimento nas juventudes. Países de várias partes do planeta realizam, neste final de semana, atividades culturais e esportivas para marcar o Dia.

Com o tema "Construindo um mundo melhor: associando-nos com os jovens”, o Dia Internacional da Juventude convoca governos e sociedades a se unirem aos/às jovens em busca de melhores condições de vida para essa parcela da população. Em mensagemreferente à data, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, reforça o chamado de apoio às juventudes.

"Neste Dia Internacional da Juventude, exorto aos governos, ao setor privado, à sociedade civil e às entidades acadêmicas que abram as portas aos jovens e fortaleçam suas associações com as organizações por eles dirigidas. Os jovens podem determinar que esses tempos avancem para perigos maiores ou para mudanças positivas. Apoiemos os jovens de nosso mundo para que se convertam em adultos que iluminem mais gerações de líderes produtivos e cheios de alegria”, destaca.

Convocação que também é compartilhada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Emcomunicadoapresentado por ocasião do Dia Internacional da Juventude, o diretor-geral da OIT, Juan Somavia, alerta para a importância de realizar ações voltadas para reduzir o desemprego juvenil e a quantidade de jovens que vivem na pobreza.

"Devemos adotar medidas urgentes e específicas para ajudar os 75 milhões de jovens que estão sem emprego no mundo e os 228 milhões de jovens mais que lutam para sobreviver na economia informal e vivem em situação de pobreza extrema. Sem um emprego decente que permita aproveitar seu potencial, toda uma geração corre o risco de ficar marcada e relegada ao desemprego ou ao subemprego”, afirma.

Celebrações

Atos públicos e eventos culturais e esportivos em vários países marcarão, neste final de semana, o Dia Internacional da Juventude. Em muitos locais, as atividades já começaram ou terão início já nesta sexta-feira (10), como é o caso do Brasil.

Em São Paulo (SP), a juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em parceira com outras organizações e movimentos sociais, promove, na tarde de hoje, uma passeata pelas ruas do centro da cidade e intervenções culturais e shows na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192 – Metrô Sé). Segundo informações da CUT-SP, o evento tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os desafios enfrentados pelos/as jovens, como: emprego decente, ensino de qualidade, acesso à cultura, entre outros.

A cidade de Iquique, no Chile, também realiza ações para as juventudes. Hoje e amanhã, os/as jovens poderão participar, em diversos espaços da cidade, das atividades que vão desde exposições fotográficas a apresentações musicais, de dança e de teatro.

Na Costa Rica, a data será comemorada amanhã (11), a partir das 9h, com competição de skate. À noite, haverá apresentações culturais no Salão El Prado com a premiação dos melhores colocados na competição. O Dia Internacional da Juventude também será celebrado amanhã no México com uma corrida de cinco e dez quilômetros em Tamaulipas.

A atividade, convocada pelo Instituto da Juventude de Tamaulipas (IJT) e pelo Instituto Tamaulipeco de Esporte (ITD), está marcada para começar às 7h na esplanada da unidade esportiva Adolfo Ruiz Cortines. Os/as três primeiros/as colocados/as em cada categoria receberão prêmios em dinheiro.

Já no domingo (12), a cidade de Morelia, em Michoacán, México, será palco de uma série de apresentações culturais. A atividade está marcada para as 19h, na Praça Valladolid com entrada livre.

Em Cuba, organizações e movimentos juvenis preparam uma série de festivais e jornadas. As ações ocorrerão em vários locais do país, com atividades esportivas e recreativas e culturais.