Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 25 de Maio de 2024

Sidrolandia

Agência da Previdência já atende em Caarapó

A inauguração da agência, ocorrida na tarde da última terça-feira, foi marcada pela presença do ministro da Previdência Social

Assomasul

12 de Agosto de 2010 - 11:02

A mais nova agência da Previdência Social já presta atendimento em Caarapó. As portas do órgão foram abertas ontem (11), para atender o público usuário dos serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e já concedeu um benefício: um salário-maternidade.

A inauguração da agência, ocorrida na tarde da última terça-feira, foi marcada pela presença do ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, acompanhado do superintendente da Região Norte-Centro Oeste do INSS, Mano Barreto, além do prefeito Mateus Palma de Farias (PR) e outras autoridades regionais do INSS e lideranças locais.

A agência da Previdência Social de Caarapó tem 330 m² de área e é dotado de toda infra-estrutura física, tecnológica e de pessoal para atender os usuários dos serviços do INSS na utilização de serviços como pensão, salário-maternidade, benefícios assistenciais e perícias médicas, entre outros.

O horário de atendimento é das 7 às 13h ininterruptamente. Os atendimentos devem ser agendados, devendo para isso o usuário ligar gratuitamente 135.

A construção da agência de Caarapó faz parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que prevê a construção de 720 novas unidades de atendimento do INSS em todo o País. É a primeira agência inaugurada em Mato Grosso do Sul dentro do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX. No Estado, a próxima será a da cidade de Anastácio.

A principal meta do Plano de Expansão é aproximar a Previdência Social dos cidadãos brasileiros, tornando mais fácil o acesso aos serviços previdenciários. Como resultado do PEX, os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes terão agência da Previdência. O INSS estima que mais de 31 milhões de segurados serão beneficiados.

O Plano de Expansão da Rede de Atendimento prevê investimento de R$ 618,3 milhões para a construção das 720 agências em todo o Brasil, em cidades com mais de 20 mil habitantes que não possuem unidades fixas do INSS. Em Caarapó, segundo o INSS, foram investidos R$ 900 mil.