Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 27 de Janeiro de 2022

Sidrolandia

André diz que União deveria resolver ao menos conflito na fazenda Buriti

Em função da paralisação das negociações, os indígenas estão seguindo em frente em ocupações de terras no Estado, como foi feito na fazenda Boa Esperança em Miranda.

Campo Grande News

17 de Outubro de 2013 - 15:09

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que a União deveria resolver ao menos a situação da fazenda Buriti, em Sidrolândia, onde índios ocuparam o local e exigem que a área seja demarcada.

“Sou governador de branco, negro, amarelo, de todas as raças, gostaria que houvesse uma solução para estes conflitos, ao menos resolver a situação de Buriti que já estava bem adiantado”, destacou ele.

André já declarou que qualquer tragédia que ocorrer nestes conflitos indígenas será culpa do governo federal, já que ele “titulou” as terras e não houve qualquer tipo de “grilagem” aqui no Estado. “Tem que assumir a responsabilidade que compete a eles, nós fizemos a nossa parte”.

Após o fracasso na tentativa de negociação com os produtores por meio de TDA (Título da Dívida Agrária), o governo federal não continuou as reuniões e os acordos que estavam sendo firmados entre produtores e comunidade indígena.

Em função da paralisação das negociações, os indígenas estão seguindo em frente em ocupações de terras no Estado, como foi feito na fazenda Boa Esperança em Miranda.

Documento – O deputado estadual Pedro Kemp (PT), que estava acompanhando as articulações sobre o conflito, enviou na segunda-feira documento ao Ministério da Justiça pedindo a retomada das conversas, para que não haja novas mortes em razão de conflito indígena em Mato Grosso do Sul.