Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 19 de Junho de 2024

Sidrolandia

Associação dos juízes envia a Lula lista com sugestões para vaga no STF

Para Ajufe, STF não pode abrir mão da experiência de um juiz federal. A vaga no STF será aberta com a aposentadoria do ministro Eros Grau.

G1

23 de Julho de 2010 - 15:08

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) encaminhou nesta sexta-feira (23) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma lista com sugestões para ocupar uma vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF) que será aberta com a saída do ministro Eros Grau, que se aposenta em agosto, ao completar 70 anos. O presidente da entidade, Gabriel Wedy, disse que a Corte Suprema "não deveria abrir mão da experiência de um juiz federal".

Entre os seis nomes sugeridos pela Ajufe, está o do juiz titular da 6ª Vara Criminal de São Paulo, Fausto De Sanctis. Ele foi o magistrado que determinou a prisão do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, em julho de 2008. De Sanctis chegou a pedir a prisão do banqueiro duas vezes. Porém, em ambos os casos, o então presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, concedeu habeas corpus em favor de Dantas.

Em março deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido dos advogados do banqueiro para afastar o juiz do processo, a quem Dantas acusa de parcialidade. Com a decisão, todos os atos de De Sanctis em relação à Operação Satiagraha foram convalidados.

Além de Sanctis, a Ajufe também indicou os nomes dos juízes Odilon de Oliveira, Leomar Barros Amorim de Sousa, Reynaldo Soares da Fonseca, Ricardo César Mandarino Barreto e do ministro do STJ, Teori Albino Zavascki. Os nomes foram escolhidos por meio de uma consulta que contou com a participação de mais de 1.000 juízes federais. Os dez mais votados formaram uma lista que em um segundo turno resultou nos seis nomes que a Ajufe encaminhou a Lula

A escolha do substituto de Eros Graus cabe ao presidente Lula, que não precisa levar em consideração as indicações feitas pela associação. Mesmo assim, o presidente da Ajufe disse estar confiante.  "Confiamos que o presidente faça uma indicação levando em consideração as nossas sugestões e argumentos, já que não temos nenhum juiz federal ocupando um cargo no Supremo, ao contrário de outros momentos de nossa história republicana, em que juízes federais como Ilmar Galvão, Carlos Veloso, Néri da Silveira, entre outros, honraram a nossa Corte Constitucional. Precisamos resgatar essa representatividade da magistratura federal que vem em benefício de nosso país", afirmou.