Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 22 de Fevereiro de 2024

Sidrolandia

Audiência na Assembleia vai discutir conflito entre índios e fazendeiros

Bacha e sua família são proprietários de parte dos 17.200 hectares que os terenas da Reserva Buriti querem transformar em terra indígena

Flávio Paes/ Região News

07 de Junho de 2011 - 15:34

O conflito de terras entre índios e produtores rurais, motivou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos a  convocar uma audiência pública para discutir o assunto.

Serão convocados produtores rurais, FUNAI, e representantes indígenas e o governador. A ideia da audiência surgiu hoje, após denúncias do ex-deputado estadual Ricardo Bacha, que é produtor rural, de que a disputa pode se transformar em massacre, caso providências não sejam tomadas imediatamente.

Bacha e sua família são proprietários de parte dos 17.200 hectares que os terenas da Reserva Buriti querem transformar em terra indígena. Há mais de 20 dias 2 mil índios ocupam a Fazenda 3 R, que pertence a Roberto Bacha, parente de Ricardo.

O Tribunal Regional Federal cassou a liminar que a Justiça Federal, em primeira instância, determinava a retirada dos índios. Com isto, eles permanecem na área e segundo os fazendeiros, teriam abatido cabeças de gado, além de depredar benfeitorias da propriedade.

O representante da FUNAI, Ricardo Rao, que também esteve presente à sessão rebateu as afirmações feitas pelo ex-deputado estadual Ricardo Bacha de que a FUNAI estaria incitando os índios a invadirem terras de produtores no Estado. Segundo ele as colocações não são verdadeiras.

Diante do exposto, o presidente da AL, também destacou que a exemplo do que foi feito no passado irá levar a questão até o Ministro da Justiça para pedir uma solução para os problemas.