Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Banco de germoplasma do milho crioulo será criado em MS

O objetivo deste projeto é reproduzir as sementes de milho crioulo encontradas no levantamento realizado na região sul do estado no mês de setembro

Assessoria

27 de Novembro de 2012 - 16:23

Técnicos da Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul (DPDAG-SFA/MS) concluirão até o final de novembro a semeadura de vinte e cinco campos experimentais de leguminosas (adubos verdes) e milho crioulo em sistema de consórcio em uma área de 4,5 hectares do MAPA em Bandeirantes.

O objetivo deste projeto é reproduzir as sementes de milho crioulo encontradas no levantamento realizado na região sul do estado no mês de setembro em aldeias indígenas, assentamentos e feira de sementes crioulas de Juti/MS e posteriormente criar um banco de germoplasma do milho crioulo no estado.

Os campos experimentais de milho e adubos verdes foram implantados na unidade demonstrativa da superintendência em Bandeirantes/MS e fazem parte das ações de fomento do Programa Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes (Programa PBCAV/MAPA), organizado em todo país pela Divisão de Desenvolvimento da Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (COAGRE/DEPROS/SDC/MAPA).

Durante o ciclo vegetativo das leguminosas a SFA/MS realizará vários dias de campo sobre manejo de adubos verdes e inoculação de sementes com produtores orgânicos e agroecológicos. A agenda de eventos será montada a partir de janeiro, período de florescimento da maioria das espécies de adubos verdes, como as Crotalárias juncea, breviflora e espectábilis. Está ultima foi largamente utilizada no estado este ano por ser uma das melhores formas de controle natural das populações de nematóides do solo, que prejudicam grandemente a produtividade de soja e milho.

Uma das ações do programa oficial é a distribuição gratuita de sementes de leguminosas e sementes crioulas para pequenos produtores orgânicos e agroecológicos ligados aos núcleos de agroecologia da Associação dos Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul (APOMS) e nos trinta e oito bancos comunitários de sementes criados pela SFA/MS a partir de 2008. Novos bancos de sementes serão formados em 2013, bastando apenas as organizações de produtores interessadas contatarem a SFA/MS pelo fone (067) 3041-9300 ou 3041-9369.

A partir do mês de julho serão encaminhadas amostras das sementes colhidas na unidade demonstrativa para o Cenargem/Embrapa em Brasília/DF, com objetivo de fazer a identificação das variedades cultivadas. Esse trabalho auxiliará na formação do primeiro banco de germoplasma do milho crioulo cultivado no Mato Grosso do Sul. Acertos já estão sendo feitos para que o banco funcione na UEMS de Aquidauana/MS.

Oficina de Sementes Crioulas - A Coordenação de Agroecologia do MAPA contratou recentemente um consultor para elaboração de uma cartilha orientadora sobre obtenção e conservação de sementes de cultivares locais, tradicionais ou crioulas, por entender que este segmento é extremamente importante para a questão da segurança alimentar e espécies vegetais utilizadas para adubação verde em pequenas propriedades rurais agroecológicas e bancos comunitários de sementes.

Como parte desse projeto a COAGRE/MAPA estará organizando uma oficina sobre sementes crioulas nos dias 10 e 11 de dezembro em Pirenópolis/GO, com objetivo de debater o conteúdo desta cartilha de forma participativa com agricultores e técnicos envolvidos direta ou indiretamente com as ações do Programa PBCAV em todo país.

Informações mais detalhadas sobre o projeto, com o Agente de Atividades Agropecuárias, Valter Loeschner da DPDAG/SFA/MS - Programa PBCAV/MS - (067) 3041-9369 - 9994-5001 - [email protected]