Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

Campanha de doação de sangue acontece nesta 5ª em Amambai

Qualquer pessoa pode realizar a doação, desde que tenha idade acima de 18 anos, mais de 50 quilos e que esteja bem alimentada

A Gazeta News

09 de Junho de 2011 - 08:43

Será realizada na próxima quinta-feira, dia 09 de junho, uma campanha de doação de sangue e medula óssea em Amambai, promovida pela Sociedade Amigos de Amambai, mantenedora do Hospital Regional, juntamente com o Hemonúcleo de Ponta Porã.

As doações serão realizada no Hospital Regional, das 8h às 16h, que mobilizou parte dos funcionários para atenderem no dia, sendo enfermeiros, nutricionistas, faturamento e serviços gerais. Segundo a diretora administrativa do Hospital Regional, Mirian de Carvalho, a cada três meses essa campanha é realizada na cidade, mas sempre era aos sábados.

“A campanha já faz parte do nosso calendário e todas que realizamos eram no sábado; dias atrás encontrei o comerciante Marlos Signori e em conversa ele me sugeriu fazer durante a semana, para que pudéssemos atingir um número maior de doações”, comenta a diretora.

No dia, toda pessoa que já doa ou que deseja doar pela primeira vez, pode entrar em contato com o hospital, que está convocando a população em geral. “Estamos convocando toda a população para que doe sangue, se conscientize, pois esse ato salva vidas. O comércio, empresas, secretarias, escolas, todos podem nos procurar no dia 9 de junho, para doar”, fala Mirian.

A parceria com o Hemonúcleo é pelo fato de o mesmo abastecer toda a região com bolsas de sangue; com isso, a doação irá auxiliar Amambai, Ponta Porã e todas as cidades às quais o Hemonúcleo fornece sangue.
Os doadores devem apresentar documento com foto (RG, Carteira Nacional de Habilitação ou de Trabalho).

Recomendações

Qualquer pessoa pode realizar a doação, desde que tenha idade acima de 18 anos, mais de 50 quilos e que esteja bem alimentada. Pessoas com pircings, tatuagens ou que tenham realizado endoscopia, só podem realizar a doação após um ano e pessoas que tiveram dengue só podem doar depois de três meses. Grávidas ou mulheres que estejam amamentando não podem doar. Pessoas que tiveram gripe devem aguardar de 7 a 15 dias para poderem doar. Pessoas que tomaram vacina contra a gripe devem aguardar 4 semanas para poderem doar. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 24h antes da doação, não fumar uma hora antes e após doar, evitar alimentos gordurosos nas 4h que precedem a doação.

Informações pelo telefone (67) 3431-6134, no Hemonúcleo e 3481-1845, no Hospital Regional de Amambai.