Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 21 de Junho de 2024

Sidrolandia

Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea acontece hoje em Nova Andradina

Notícias MS/NG

04 de Agosto de 2012 - 08:45

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul), em parceria com a Secretaria de Saúde e a Prefeitura de Nova Andradina, realiza neste sábado (4), na Unidade de Hemoterapia do município, a segunda campanha de Doação de Sangue e Coleta para Cadastro de Doador Voluntário de Medula Óssea.

A expectativa é que sejam coletadas cerca de 160 bolsas, sendo que de cada doador será retirado 450 ml de sangue, quantidade suficiente para ajudar de quatro a cinco pessoas. Para doar sangue é necessário portar documentos de identificação com foto, ter entre 16 a 65 anos, pesar mais que 55 kg, e estar bem de saúde. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres, a cada três.

Além da doação de sangue haverá a realização do Cadastramento de Doador Voluntário de Medula Óssea. Neste caso são coletados apenas 5 ml de sangue, e com isso é feito um cadastro no Banco Internacional de Doadores de Medula Óssea. A condição de cada doador é constantemente atualizada no banco, por meio de um mapeamento genético, e é através desse processo que se certifica a compatibilidade entre um doador e um receptor.

Na sexta-feira a campanha será das 14h às 18h; já no sábado, o atendimento será das 7h as 11h na Unidade Hemoterápica, localizada na rua Eurico Soares de Andrade, 331, Vila Operária. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato pelo telefone (67) 3441-8543.