Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Julho de 2024

Sidrolandia

Capital registra primeira morte causada pela gripe suína este ano

Correio do Estado

13 de Junho de 2012 - 07:31

André Santos Froes, 27 anos, que estava internado na Santa Casa de Campo Grande com a gripe A (H1N1), morreu no final da tarde de segunda-feira. Ele é o primeiro paciente portador da gripe suína que morre em Mato Grosso do Sul este ano. No dia 5, uma pessoa de nacionalidade paraguaia com suspeita de ter contraído o vírus da doença morreu em uma ambulância, quando estava sendo transferido pela o Hospital de Ponta Porã.

De acordo com a diretora substituta de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Erci Hirota, o rapaz internado na Santa Casa tinha comorbidades — era obeso e hipertenso — e, por isso, o estado de saúde dele se agravou. Embora já tivesse sido comprovado, por meio de exames laboratoriais, que Froes tinha a gripe A, no atestado de óbito do rapaz consta como causas da morte pneumonia viral e choque séptico.

Segundo a Sesau, já são 29 casos de gripe A notificados em Campo Grande. Destes, sete foram confirmados, dez estão em investigação e os outros 12 foram descartados. Em outras ocasiões, a secretaria havia dito que Froes não tinha a gripe suína.