Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 17 de Junho de 2024

Sidrolandia

Cattleya, flor símbolo de Sidrolândia, será tema do próximo livro de Lou Menezes

O livro da escritora será lançado ano que vem durante a realização do próximo evento (11ª Exposição Nacional de Orquídeas) na cidade de Sidrolândia.

Marcos Tomé/Região News

06 de Agosto de 2012 - 07:51

A orquídea Cattleya nobilior será o tema da mais nova publicação da engenheira florestal Lou Menezes, chefe do Orquidário Nacional do Ibama. Nesse novo livro - já é o 9º da pesquisadora feito através do Projeto Orquídeas do Brasil - Lou Menezes apresenta a popular orquídea Cattleya nobilior, a flor símbolo da cidade de Sidrolândia, em suas diversas variedades, além de abordar os temas da sua conservação, cultivo e comércio ilegal.

O livro da escritora será lançado ano que vem durante a realização do próximo evento (11ª Exposição Nacional de Orquídeas) na cidade de Sidrolândia, considerado o maior evento da espécie no mundo. Lou Menezes é uma das mais respeitadas pesquisadoras de orquídeas do mundo.

Em seu trabalho de mais de 20 anos de pesquisa com orquídeas, já descobriu diversas espécies e homenageou personalidades batizando as orquídeas com nomes de colegas e pessoas que se destacaram na luta pela conservação, como a ex-presidente do Ibama Maria Tereza Jorge de Pádua – que é colunista de ((o))eco) -, que batizou a orquídea Laelia purpurata Maria Tereza (espécie de Santa Catarina) e até de primeiras damas famosas como Carla Bruni e Michelle Obama.

A pesquisadora conta a reportagem do regiaonews que o livro que retrata a planta (flor símbolo de Sidrolândia) será lançado também em outros países como Estados Unidos e França. “Uma cidade pequena do interior do Mato Grosso do Sul, como é o caso de Sidrolândia, promover um evento dessa magnitude já na décima edição, merece nossa atenção”, revela.

Marco Zorzeto, presidente da A.S.O.A (Associação Sidrolandense de Orquidofilia e Ambientalismo), se diz honrado com a presença de Lou Manezes no evento, uma das maiores autoridades brasileiras em orquídeas. “Só temos a agradecer aos parceiros, expositores e aqueles que assim como nós, dedica-se parte de seu tempo para este cultivo”, comenta.