Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 4 de Março de 2024

Sidrolandia

CIN entrega planos de negócios a empresas selecionadas do Rota Global

Nesta primeira etapa de entregas, foram contempladas duas empresas, a Chinelos Pantaneiras e BR Par Sementes, ambas de Campo Grande (MS).

Agência Brasil

10 de Novembro de 2017 - 17:10

O CIN (Centro Internacional de Negócios) do IEL iniciou, nesta sexta-feira (10/11), a entrega do plano de negócios das empresas de Mato Grosso do Sul selecionadas no âmbito do programa Rota Global, uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) para oferecer consultoria gratuita para atuação no comércio internacional.

Nesta primeira etapa de entregas, foram contempladas duas empresas, a Chinelos Pantaneiras e BR Par Sementes, ambas de Campo Grande (MS). Inicialmente, a gerente em exercício do CIN do IEL, Nathália Alves, apresentou o resultado do questionário que as inscritas responderam, e abordava processos internos das empresas nas áreas de estratégias para internacionalização, gestão, mercado e operação.

Em seguida, também com base neste questionário, foi passado o plano de negócios para potencializar a maturidade de exportação das empresas. “Após a apresentação, ficou claro que as demandas das empresas estão, de fato, alinhadas com as necessidades apontadas no nosso diagnóstico”, analisou.

Representante da BR Par Sementes, Erivelto Castelão contou que a empresa busca orientações na área de marketing e precificação para solidificar o processo de exportação da empresa. “Estamos em fase de desenvolvimento de novos produtos e um e-commerce que está saindo do papel, por isso, é mesmo essencial ter esse tipo de orientação”, opinou.

Execução assistida

A entrega do plano de negócios para as duas empresas foi acompanhada pelos consultores da CNI, Jéssica Dias, e o consultor Lucas Aliberti, que realizam, ao longo desta sexta-feira, a execução assistida do Rota Global. A execução é feita em todas as 17 federações contempladas com o Rota Global, e consiste em um alinhamento da operacionalização do projeto.

Entre os 17 Estados, Mato Grosso do Sul ficou em 4º lugar em termos de procura pelas empresas interessadas em internacionalizar os negócios e 30 foram selecionadas para receber a consultoria no âmbito do programa, três delas no município de Dourados, uma em Mundo Novo, outra em Ivinhema e as demais na Capital.

Além da Chinelos Pantaneiras e BR Par Sementes, receberão o plano de negócios a 7M Alimentos, Imperial Cutelaria, Cordeiro, Dal Vesco, DR Indústria, Fecularia, Germipasto, Inflex, Mendonça e Salomão, Nexsolar, Ramos e Cominetti, Sementes Ponto Alto, Yvy, Casa da Semente, Cold Line, Eco Máquinas, Mademaior, Mattos Cosmética, Nastek, Pajoara, Química Central, Santinini, Sementes Safrasul, Sigo Procedimentos, Vó Ermínia, Zoomix Suplementação.

Junto com a CNI, o Rota Global é uma iniciativa da União Industrial Argentina e com o Parque Tecnológico de Extremadura, na Espanha, com apoio do Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O programa é financiado com R$ 1,2 milhão obtido junto à AL-Invest, programa da Comissão Europeia de fomento à competitividade de micro, pequenas e médias empresas da América Latina. Todos os candidatos inscritos receberam um relatório que identifica pontos fortes e desafios para a inserção internacional.