Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 12 de Julho de 2024

Sidrolandia

Codesul se reúne dia 3 na Expointer no Rio Grande do Sul

A reunião vai ser realizada no espaço da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Conjuntura On-line

02 de Setembro de 2010 - 07:14

O BRDE (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), formado pelos governadores dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, se reúne nesta sexta-feira (3) para tratar de temas de interesse dos estados-membros.

A reunião vai ser realizada no espaço da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre.

A secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, vai representar o governador André Puccinelli no encontro, que deverá ter as presenças dos demais integrantes, os governadores Yeda Crusius (RS), Orlando Pessuti (PR) e Leonel Pavan (SC).

Às 12h, os dirigentes estaduais ou seus representantes terão uma reunião reservada. Às 14 horas, terá início a reunião plenária, mais abrangente. No fim da tarde, às 17 horas, os integrantes do Codesul participam da abertura oficial da 33ª Expointer.

Durante a reunião plenária, um dos temas de discussão será a possibilidade de o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), instituição financeira de fomento ao desenvolvimento ligada ao Codesul, financiar obras de infraestrutura para sedes e subsedes da Copa de 2014.

Também deverá ser assinada uma resolução criando Grupo de Trabalho para tratar da revitalização da erva-mate nos Estados do Codesul. Na pauta, estão ainda assuntos ligados à discussão com o Ministério da Agricultura sobre a comercialização de frutas cítricas com outros países.

O tema final do encontro são os APLs (Arranjos Produtivos Locais). Os governadores tratarão do Encontro de Clusters/APLs do Mercosul e Países Associados, a ser realizado em novembro em Florianópolis, e da aprovação de criação da Comissão Permanente das APLs.

Após o encerramento, os dirigentes do conselho participam da abertura oficial da 33ª Expointer.