Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Com 78% dos votos, João César eleito cacique da Aldeia Lagoinha

A eleição foi realizada neste domingo e os votos foram apurados logo após o fechamento das urnas às 15 horas.

Flávio Paes/Região News

04 de Dezembro de 2016 - 22:55

Apoiado pelo atual cacique Basílio Jorge, com 78% dos votos, João Cesar Marcelino foi eleito cacique da Aldeia Lagoinha para cumprir por 4 anos a partir do próximo daí 23. Marcelino obteve 118 votos, enquanto seu adversário, Jessé Gabriel Marcelino, ficou com 42. A eleição foi realizada neste domingo e os votos foram apurados logo após o fechamento das urnas às 15 horas.

A Aldeia Lagoinha tem 80 hectares onde moram aproximadamente 400 índios terenas que se dividem entre atividade agrícola (horta e plantio de mandioca) e o trabalho como funcionário do Frigorifico da JBS. A comunidade já explora aproximadamente 40 hectares da Fazenda Cambará, uma das propriedades reivindicadas como parte da Reserva Indígena Buriti, ocupadas desde 2013 e ainda pendente de regularização por parte do Governo Federal.

Segundo o cacique Basilio, a prioridade da futura administração é cobrar apoio da Funai e do Governo do Estado à produção agrícola da comunidade que hoje esbarra na falta de combustível necessário ao funcionamento do trator usado no preparo da terra.