Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 21 de Abril de 2024

Sidrolandia

Com reforma e ampliação de UBS, governo leva mais saúde para comunidade de Juti

O posto é destinado para atendimentos em atenção reprodutiva, pré-natal, parto e nascimento e controle de tabagismo.

Notícias MS

06 de Junho de 2011 - 14:43

“Com a inauguração desta unidade básica de saúde com certeza a população mais carente de Juti será a maior beneficiada”. A fala do prefeito Ricardo Justino Lopes é para agradecer ao investimento de mais de R$ 110 mil do governo do Estado na reforma e ampliação do Posto de Saúde da Família inaugurado hoje (6) pelo governador André Puccinelli.

A unidade teve os 256 metros quadrados totalmente reformulados e a ampliação de mais 37,47 metros quadrados. Foram construídos banheiros adaptados para atender pacientes com deficiência e uma nova área frontal. Os recursos também possibilitaram a aquisição de novos equipamentos como mesa ginecológica, balanças, macas e escrivaninhas, entre outros. O posto é destinado para atendimentos em atenção reprodutiva, pré-natal, parto e nascimento e controle de tabagismo.

Segundo o coordenador da unidade, Elias Tavares da Silveira, antes da reforma o posto tinha capacidade de atendimento para 55 a 60 pessoas por dia e 10 a 12 preventivos. “Agora teremos muita melhoria na qualidade destes atendimentos”, afirma. Ainda conforme Elias, a unidade tem cerca de 9,5 mil cadastrados, entre moradores de Juti, assentados de regiões próximas ao município e aldeias indígenas.

O novo prédio atende principalmente famílias carentes da cidade, como a doméstica Tereza Veríssimo da Silva, de 42 anos e mãe de três filhos. Para ela, a unidade que já levava bom atendimento para a população só tem a melhorar com o investimento do governo do Estado. “Vai melhorar bastante, tem mais espaço e tem muitos atendimentos que nós precisamos. Com certeza se eu precisar vou procurar os médicos daqui”, conformou.

O prefeito da cidade afirmou que é importante para o município ter a atenção de um governo municipalista que á característica da administração de André Puccinelli. “Só com este apoio estamos recebendo mais saúde, educação e qualidade de vida com asfalto e esgotamento sanitário”, observou Ricardo Lopes lembrando todos os benefícios trazidos pelo governa dor durante a visita desta segunda-feira.

Conforme o governador André, outro recurso que vai levar mais saúde para a população de Juti é a ampliação do sistema de esgotamento sanitário também com obras autorizadas através de ordem de serviço assinada nesta manhã. Com isso serão implantados mais de dois mil quilômetros de rede coletora de esgoto. “Queremos ao final de 2014 ter em todos os municípios pelo menos 50% de esgotamento sanitário captado e tratado”, confirmou André.