Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 19 de Maio de 2024

Sidrolandia

Concurso de fotografias astronômicas está com inscrições abertas

O concurso fotográfico faz parte da campanha de observação astronômica “Festa dos Astros

MS Record

09 de Agosto de 2010 - 16:15

Estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico “Conjunção de Agosto”, que premiará as dez melhores fotos da conjunção. O concurso é promovido pela Rede Brasileira de Astronomia (RBA), que convida todos os interessados, inclusive alunos de escolas de ensino básico e ensino médio, para participar.

O concurso fotográfico faz parte da campanha de observação astronômica “Festa dos Astros”, que incentiva as pessoas a observar o céu durante o fenômeno na primeira quinzena de agosto. Durante esse período, nas primeiras horas após o por do sol, será possível observar os planetas Vênus, Marte e Saturno muito próximos, com Mercúrio um pouco mais próximo ao horizonte. 
 
O fenômeno culmina nas noites de 12 e 13 de agosto, quando a Lua crescente chega para participar dessa “festa no céu”. Instrumentos modestos como binóculos e pequenos telescópios podem fornecer imagens do encontro desses planetas. 
 
Para as fotos, é melhor escolher um local com visão desobstruída para o Oeste. O fenômeno se iniciará durante o crepúsculo – utilize a Lua como guia – e durará aproximadamente duas horas, dependendo do local da observação. 
 
As imagens escolhidas serão premiadas com um exemplar do livro “Fascínio do Universo”, editado por Augusto Damineli e João Steiner, e um DVD “De Olho no Céu”, dirigido por Lars Lindberg Christensen.
 
        
Regulamento do concurso
 
O concurso é aberto a qualquer pessoa residente no Brasil. Todas as fotos precisam ser realizadas nos dias 12 e 13 de agosto, durante a conjunção planetária. Cada participante pode submeter apenas uma foto.
 
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por e-mail, através do endereço
[email protected] , com o assunto “Concurso fotográfico”.  Além do arquivo de imagem, o e-mail deverá conter nome completo, cidade, telefone para contato, RG e CPF. 
 
As fotografias devem ser enviadas no formato original, e não podem ser manipuladas digitalmente de forma a alterar as características da conjunção, paisagem ou composição fotográfica.
 
Serão aceitas fotografias enviadas até o dia 15 de agosto de 2010. 
 
As fotografias serão analisadas por uma comissão de especialistas, que irão indicar as dez melhores imagens.
 
O resultado será anunciado até 30 de agosto de 2010 através do Portal da RBA:
http://www.rba.astronomos.com.br.