Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Curso em MS ajuda produtor a melhorar a gestão da "empresa rural"

De acordo com o instrutor, o curso apresenta os elos da cadeia, como o crédito rural, logística, produtos, tecnologia dentro da propriedade e outros

G1 MS

19 de Março de 2014 - 15:18

Parar que produtores de Mato Grosso do Sul melhorem a gestão de suas propriedades, fundamentando melhor suas decisões, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) oferece entre quinta-feira e sábado (de 20 a 22 de março), em Cassilândia, a 428 quilômetros de Campo Grande, o curso gratuito: “Administração da Empresa Rural”.

Segundo o instrutor do Senar/MS, Laurindo Petelinkar, o produtor rural precisa ter conhecimento não somente do que planta e cria, mas do que acontece quando o que produz sai da porteira de sua fazenda. “Destacamos a importância do conhecimento da cadeia produtiva do agronegócio ao produtor rural. Ele precisa saber o que acontece depois que a produção é comprada, transportada e para onde ela vai”.

Petelinkar comenta que além de calcular os gastos correntes, o curso contribui para a análise de investimentos não esperados, como por exemplo, a compra de inseticidas no caso do aparecimento de pragas na lavoura. De acordo com o instrutor, o curso apresenta os elos da cadeia, como o crédito rural, logística, produtos, tecnologia dentro da propriedade e outros. “Através de uma linguagem voltada ao setor, é apresentada uma proposta de como administrar em todos os âmbitos. O produtor toma conhecimento de três funções: planejar, dirigir e controlar”, explica.