Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 19 de Maio de 2024

Sidrolandia

Datafolha: para metade dos eleitores, Dilma vai vencer

Tucanos dizem que exposição da ex-ministra na TV foi maior; horário eleitoral começa amanhã

Destak Jornal

16 de Agosto de 2010 - 08:00

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, estreia amanhã no horário eleitoral do rádio e da TV com oito pontos de vantagem sobre seu principal concorrente, José Serra (PSDB), segundo a mais recente pesquisa do instituto Datafolha.

Entre o levantamento realizado nos dias 20 a 23 de julho e o de agora, de 9 a 12 de agosto, a petista cresceu cinco pontos percentuais, enquanto Serra caiu quatro pontos. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Quando somados apenas os votos válidos, Dilma aparece com 47% e fica a três pontos de uma possível vitória no primeiro turno.

Lula e Dilma

A pesquisa Datafolha mostra também que aumentou o percentual de eleitores que acreditam na vitória de Dilma. Há 20 dias, 41% achavam que a petista seria eleita; agora, são 49% (veja acima).

A ex-ministra também teve crescimento expressivo entre os eleitores que acham Lula ótimo ou bom (77% segundo o próprio Datafolha). Após meses de estabilidade, em torno de 44%, Dilma atingiu 49% da preferência desse eleitorado. Serra tem 27%.

O candidato tucano ainda lidera a pesquisa na região Sul, com 41% das intenções de voto. No Sudeste, Dilma e Serra estão empatados, com 37% e 35%, respectivamente.

Nesse levantamento do Datafolha, Dilma e Serra aparecem pela primeira vez empatados entre as mulheres, com 35% dos votos. No eleitorado masculino, Dilma lidera com 47%, ante 31% do tucano.

Para o PSDB, a pesquisa captou maior exposição de Dilma na TV (veja acima).

Serra diz que setembro será mais decisivo

Apesar de não comentar o resultado da pesquisa Datafolha, que o mostra pela primeira vez atrás de Dilma Rousseff (PT), o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse no sábado no Rio que a segunda quinzena de setembro será o período mais decisivo da corrida eleitoral.

"Na verdade, [os eleitores] fazem a cabeça na segunda quinzena de setembro", afirmou. Para a cúpula tucana, a pesquisa Datafolha, realizada entre segunda e quinta da semana passada, captou mais a participação no Jornal Nacional de Dilma (na segunda) do que de Serra (na quinta).

O Ibope divulga nova pesquisa amanhã. No levantamento do dia 6, Dilma estava 5 pontos à frente de Serra.
Datafolha: para metade dos eleitores, Dilma vai vencer