Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Julho de 2024

Sidrolandia

Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar

Em Corumbá e Coxim a temperatura máxima pode chegar a 32°C, com umidade relativa de 30 a 35%.

Correio do Estado

21 de Julho de 2010 - 13:19

Com as temperaturas em elevação, diminuição de áreas de instabilidade e dos índices de umidade, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) volta a fazer alerta à população do Estado. Hoje (21), a previsão é de que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 30% nas regiões central, norte e nordeste de Mato Grosso do Sul.

As recomendações do Cedec para a ocorrência de tempo seco se resumem à ingestão de líquidos e à não exposição ao sol e nem à prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10 e 16 horas, medidas para evitar problemas de desidratação. Com a umidade em baixa, outra preocupação é com o risco de incêndios florestais. O alerta nesse caso é para que a população evite fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas, uma prevenção tanto a danos ambientais quanto aos acidentes nas estradas, causados pela fumaça.

De acordo com o relatório do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec), nesta quarta-feira (21), áreas de instabilidade podem trazer muita nebulosidade na região sul e oeste do Estado. Nas demais regiões o sol predomina, com temperaturas amenas. Em Corumbá e Coxim a temperatura máxima pode chegar a 32°C, com umidade relativa de 30 a 35%. As manhãs geladas darão uma trégua aos sul-mato-grossenses: as temperaturas mínimas, em média, serão de 15°C a 20°C. Na Capital, médias de 12ºC pela manhã e 27°C à tarde, com predomínio de sol durante todo o dia. Umidade relativa de 33%, no período da tarde.