Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 25 de Maio de 2024

Sidrolandia

Defesa Civil alerta sobre ventos fortes entre quinta e sexta-feira

Além dos ventos, umidade do ar prossegue em torno de 20% em algumas regiões de MS

TV Morena

11 de Agosto de 2010 - 16:34

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) emitiu nesta quarta-feira (11) alerta de ventos fortes para esta quinta (12) e sexta-feira (13), principalmente em áreas isoladas do centro sul de Mato Grosso do Sul. Segundo a Defesa Civil Estadual, as rajadas podem chegar a 80 km/h.

A Cedec divulga também um alerta de baixa umidade relativa do ar. Conforme a Defesa Civil, em áreas isoladas, com exceção do extremo sul do Estado, a umidade não ultrapassa os 20%. O índice se enquadra na condição entre estado de atenção (entre 20% e 30%) e estado de alerta (entre 12% e 20%), segundo avaliação utilizada pelo Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec/MS). Abaixo de 12%, a umidade é considerada estado de emergência.

Em função das condições de baixa umidade para hoje e amanhã, é aconselhável não praticar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre 10 e 17 horas. O período que vai até às 16 horas, antes de o sol se por, é o mais crítico. Além de evitar a perda de líquido, é importante a ingestão de muita água para evitar desidratação.

As informações da Defesa Civil têm como base o Centro de Análise Previsão do Tempo, vinculado ao Instituto Nacional de Meteorologia