Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 17 de Outubro de 2021

Sidrolandia

Delcídio pede a ministro liberação de verbas já garantidas ao MS

Assessoria

18 de Março de 2011 - 15:21

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) foi recebido em audiência pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, a quem formalizou, através de ofício, o pedido de liberação de emendas no valor total de R$ 11 milhões 528 mil, referentes a obras já em execução em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul, cujos recursos ainda não chegaram aos cofres da prefeitura e do governo do estado.

“Estamos cumprindo um compromisso assumido com os prefeitos na reunião promovida pela Assomasul segunda-feira em Campo Grande. Vamos pedir a diferentes órgãos do governo federal a liberação imediata do financeiro relativo a emendas de 2008 e 2009 que, por questões burocráticas dentro dos próprios órgãos, ainda estão pendentes.

O ministro Novais me garantiu que, tão logo a área econômica do governo envie as verbas para o Turismo, elas serão repassadas ás prefeituras”, revelou Delcídio, que coordena a bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional.

O pedido feito pelo senador ao ministro engloba obras de construção e revitalização de praças em Anastácio, Batayporã, Bodoquena, Caarapó, Caracol, Ivinhema, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Verde e Santa Rita do Pardo, a rodoviária de Corguinho, a Casa do Artesão de Itaquiraí e a restauração da estrada Parque, em Corumbá.

Inclusão digital – Acompanhado de seu suplente, o professor Pedro Chaves dos Santos Filho, Delcídio esteve também com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, para discutir a ampliação do Programa Cidade Digital em Mato Grosso do Sul.

“Mostramos ao ministro a importância de estender o Cidade Digital para Corumbá, Dourados, Nova Andradina e Alcinópolis, cujos prefeitos já manifestaram interesse em receber o programa. É um projeto muito importante, porque oferece um recurso excepcional na educação dos jovens e na velocidade de integração dos municípios não só com o restante do estado, mas com o país e o mundo.

Algumas cidades de Mato Grosso do Sul, como Bonito e Campo Grande, já dispõem de núcleos do programa e eu não tenho dúvida nenhuma de que todos os prefeitos abraçarão a idéia. Com o aval do ministro, vamos promover os entendimentos necessários para a execução desse projeto tão importante para a cidadania e o desenvolvimento”, assegura o senador.

O Programa Cidade Digital , desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo a modernização da gestão pública através da interligação da prefeitura com as escolas, secretarias, postos de saúde e demais órgãos públicos, o que permite a redução de gastos com provedores e serviços de terceiros. Nele, está contido o Projeto Internet para Todos, através do qual são implantados telecentros para que a população carente tenha acesso à rede mundial de computadores.