Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 27 de Maio de 2024

Sidrolandia

Dezesseis partidos não entregaram balancetes de julho ao TSE

Dos 27 diretórios de partidos apenas 11 entregaram os balancetes à Justiça Eleitoral

Folha On-line

17 de Agosto de 2010 - 07:36

Mais da metade dos diretórios nacionais de partidos não entregaram os balancetes de contas referentes ao mês de julho ao TSE (Tribunal Regional Eleitoral), contrariando a Lei dos Partidos que exige prestações de contas mensais nos quatro meses anteriores e dois meses posteriores às eleições.

Dos 27 diretórios de partidos apenas 11 entregaram os balancetes à Justiça Eleitoral. Não apresentaram ainda seus relatórios 16 partidos: PCB, PCO, PMN, PPS, PR,PRP, PSC, PSDB, PSDC, PSL, PT do B, PTB, PTC, PTN, PRTB e PV. O prazo previsto por lei para entrega do documento acabou nesta segunda-feira (16)

Os partidos que não entregaram os balancetes no prazo podem fazer depois, mas o documento fica registrado como fora do prazo. Segundo o TSE, isso pode causar problemas quando a Justiça Eleitoral analisar as contas dos partidos e a falha pode até gerar a rejeição de contas.

O balancete é uma relação das contas escrituradas pelos partidos com saldos e deve ser entregue em mídia digital para facilitar a divulgação na internet. O documento deve informar o nome e a assinatura do contador responsável, categoria profissional e o número de registro dele no Conselho Regional de Contabilidade.

Segundo a lei, os balancetes devem ser enviados até o 15º dia do mês subsequente ao avaliado, mas quando a data cai no fim de semana ou feriado, a apresentação pode ser feita no próximo dia útil.

O PCB, PCO, PMN, PSDC, PSL, PT do B e PRTB não entregaram também os balancetes de contas de junho.