Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 8 de Maio de 2024

Sidrolandia

Di Cesar homenageará José Pereira com o título de cidadão sidrolandense

Câmara fará entrega do titulo de cidadão sidrolandense e regiaonews conta a história de alguns homenageados

José Pereira Filho/Região News

19 de Abril de 2010 - 08:26

José Pereira de Souza, nascido no dia 14 de janeiro de 1930 em Tabira no Estado do Pernambuco, veio para então na época Mato Grosso no ano de 1961, ficando por 3 (três) anos e voltou para seu Estado de origem. Após conhecer e gostar do Mato Grosso voltou para sua cidade natal em Pernambuco ficando naquele Estado mais 10 meses.

Casou-se com a Senhora Maria do Socorro de Oliveira Vasconcelos, e voltou para Mato Grosso, mais precisamente para a Fazenda Porteira no município de Sidrolândia que era de propriedade do Sr. João Batista (falecido), que teve a brilhante idéia de doar um terreno para a construção de uma escola rural sendo a mesma a primeira escola rural do município de Sidrolândia.

A referida escola recebeu o nome de Escola São João Batista, em homenagem ao doador do terreno, que foi construída pelo Senhor José Pereira de Souza (homenageado). A edificação daquela unidade de ensino contou com a parceria da Prefeitura Municipal que doou as telhas e vigas, através do Prefeito Gumercindo Pereira de Souza.

A esposa de José Pereira, dona Maria do Socorro passou então a ministrar aulas para o primário, a história ainda traz o nome da professora Arari Baren Cabral, que respondia pela direção da escola. Inicialmente eram atendidas cerca de 51 alunos e alunas.

Após 12 anos na área rural, Sr José Pereira veio residir na área urbana da cidade de Sidrolândia, onde sua esposa continuava a dar aulas. Já na cidade, José Pereira passou a ser funcionário público municipal, indicado pelo Sr. Domingos Francisco da Silva e Dr. Claesio (Vereador e Presidente da Câmara da época) em 1976 para trabalhar com os motores que então alimentava a rede de energia elétrica da cidade.

Com o tempo, chegando o período eleitoral, o então candidato a prefeito na época o jovem Daltro Fiúza, tinha 2 (dois) motor Scania para alimentar o Palanque eleitoral para a sua campanha. Fiúza teve sucesso e foi eleito Prefeito e como a falta de energia era eminente, o mesmo reaproveitou os motores geradores para abastecer a cidade com energia elétrica.

Os motores ficavam sob a responsabilidade do Sr. José Pereira, ficando o mesmo onde é hoje a Secretaria de Educação, ali foi montada a base de alimentação de rede elétrica do município.

Alguns anos depois chegava a Pérola do Planalto a tão sonhada rede de energia elétrica e o Sr. José Pereira sai da prefeitura e entra na SANESUL, sendo o mesmo o primeiro funcionário da empresa no município. Iniciou o trabalho de rede de água juntamente com a empresa ESTILO que trabalhava em parceria com o estado, e no período de 3 anos e 7 meses fez toda a rede de tubulação hidráulica de Sidrolândia.

José Pereira sendo um profundo conhecedor da rede da SANESUL volta para a prefeitura como encanador, aposentando-se por invalidez em 13 de dezembro de 1995, onde hoje com 80 anos de idade mora a Rua Rio de Janeiro 780 no bairro Jardim Alfa.