Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Diretor da Setas encerra o Encontro dos coordenadores do Vale Renda

O Encontro começou na última segunda-feira (25) e encerrou hoje (29) ao meio dia, horário que muitos coordenadores retornaram para suas cidades

Notícias MS

29 de Abril de 2011 - 15:12

 diretor geral da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Álvaro Cardoso de Ávila encerrou na manhã de hoje (29), o Encontro de Formação de Coordenadores e Socioeducadores do Programa Vale-Renda. Reforçando o apoio do Governo do Estado, o diretor agradeceu a presença de todos os coordenadores dos 78 municípios do Estado e garantiu dar todo o suporte para que esta capacitação seja produtiva. 

 “Agradeço a presença de todos que vieram tanto da Capital quanto do interior para aprender um pouco mais sobre o Programa e os parceiros que nos ajudam na execução do Vale Renda. O Governo do Estado e a Setas primam em dar o melhor para que o Programa ter excelência e credibilidade, pois nosso objetivo é atender as pessoas que necessitam de algum tipo de auxílio”, disse o diretor.

O Encontro começou na última segunda-feira (25) e encerrou hoje (29) ao meio dia, horário que muitos coordenadores retornaram para suas cidades. O objetivo do Encontro foi transmitir informação e conhecimento a todos que atuam no programa, nos 78 municípios do Estado tendo como meta o fortalecimento do papel de agentes multiplicadores junto às famílias atendidas.

Todos os operadores entre coordenadores e socioeducadores foram capacitados para possibilitar mais excelência na execução do programa que tem como objetivo prestar atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica promovendo inclusão social e possibilitando o acesso às demais políticas públicas.

O Programa desenvolve duas ações relevantes: a primeira é transferência de recursos financeiros, a segunda consiste na realização de reuniões socioeducativas, nas quais são transmitidas informações, orientações e encaminhamentos. Em 2009, o governador sancionou a lei que instituiu o Programa Vale-Renda e garantiu a 13ª parcela do benefício. Neste sentido, o programa se consolidou como política de Estado o que trouxe mais segurança aos beneficiários e maior transparência na execução.

O evento aconteceu no auditório do Senac e contou com palestras de parceiros como o Procon, Banco da Gente, Vale-Universidade, Vale-Universidade Indígena, Programas de orientações contra violência, discriminação sexual e bullying, além de orientações sobre previdência social, Sistema Único de Saúde, violência no trânsito e debates.