Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Dor e lágrimas marcam funeral da Professora Catarina de Abreu

Personalidades políticas, empresários, jovens e crianças prestaram a ultima homenagem a professora que foi a pioneira em Sidrolândia

Marcos Tomé/Região News

27 de Abril de 2011 - 11:50

Dor e lágrimas marcam funeral da Professora Catarina de Abreu
Dor e l - Foto: Marcos Tom

Aos 88 anos morreu a esposa do fundador do município de Sidrolândia, Sidrônio Antunes de Andrade, Professora, Catarina de Abreu. Dor e lagrimas de amigos e familiares marcaram seu funeral que foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores.

Seu corpo foi transladado de Campo Grande, onde atualmente residia ao município de Sidrolândia, cidade onde foi pioneira, fundindo-se sua história aos mais de 42 mil habitantes ora existentes. Muita comoção, saudade de colegas de trabalho e curiosidades dos alunos em poder conhecer aquela que leva o nome da Escola “Catarina de Abreu”.

Personalidades políticas, empresários, jovens e crianças prestaram a ultima homenagem a professora que foi a primeira a lecionar nas terras de Sidrônio Antunes de Andrade. Daltro Fiuza, prefeito do município, usou a palavra por alguns minutos e relembrou à época em que Catarina foi homenageada, dando nome a primeira Escola Estadual da cidade.

Vice-prefeito Ilson Barbosa esteve acompanhado dos vereadores, Jonas Rodrigues, Drª. Rosangela Rodrigues, Di Cezar, Ilson Peres, Professor Tadeu, e Antônio Galdino, todos renderam homenagens a Catarina de Abreu.

.

Foto: Marcos Tomé/Região News

Autoridades durante funeral

Dor e lágrimas marcam funeral da Professora Catarina de Abreu

HISTÓRICO

No ano de 1987 foi criada a Escola Estadual Professora Catarina de Abreu, situada à Rua Napoleão Ferreira Ribeiro nº 245 Bairro São Bento – Sidrolândia – MS, através do Decreto Governamental nº 3.973, de 02 de fevereiro de 1987, durante o governo de Ramez Tebet, que substituía o então governador Dr. Wilson Barbosa Martins, responsável pela construção da mesma, que se encontrava afastado para tratamento de saúde.

Apesar do decreto de criação da escola ter sido publicado no início do ano letivo, a escola não estava concluída, pois faltava acabar a pintura, portanto os alunos desta referida Escola iniciaram seu ano letivo em período intermediário nas Escolas Estaduais Sidrônio Antunes de Andrade e Olinda Brito de Souza. Somente no mês de abril de 1987 é que os alunos e professores puderam ter acesso a esta Escola. Foi um início difícil, pois a escola não possuía funcionários para a merenda e limpeza.

Assim, a merenda era preparada pela diretora e sua adjunta e a limpeza das salas de aula ficava a cargo dos professores e alunos. Depois de alguns meses de luta, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura cederam alguns funcionários para a realização destes serviços.

Até hoje a Escola Estadual Professora Catarina de Abreu, tem falta de funcionários administrativos, principalmente no que se refere a segurança como porteiro e Inspetor de Alunos. Tem como patrona a professora Catarina de Abreu, em homenagem e reconhecimento aos relevantes serviços prestados a educação nosso município por décadas.

A professora Catarina de Abreu é natural de Cuiabá, Mato Grosso, nascida em 30/11/1922, filha de Benedito de Abreu e de Paulina Damasceno de Abreu.

Foi uma das primeiras professoras de Sidrolândia, nomeada pelo interventor do Estado Bacharel Júlio Müller, tendo tomado posse em 06.04.1943, nas então, Escola reunidas Presidente Vargas na qual, algum tempo depois passou a função de diretora. Casou-se pela 2ª vez, em Sidrolândia, com o fundador da cidade, Sr. Sidrônio Antunes de Andrade.

A professora Catarina de Abreu era uma pessoa dedicada a educação e não se limitava apenas em realizar os trabalhos da escola; envolvia-se com a comunidade e promovia diversos eventos, tais como: teatros, campeonatos e jogos, desfiles de moda, participava das comemorações religiosas e principalmente das comemorações de datas cívicas, as quais como boa patriota valorizava-as muito.