Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 22 de Julho de 2024

Sidrolandia

Dourados lança programa de conscientização masculina

O objetivo é conscientizar os homens de 20 a 59 anos a tomar cuidados com a saúde de forma preventiva assim como a mulher

Capital News

27 de Agosto de 2010 - 10:22

A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados implantou na quinta-feira (26) o Programa da saúde do Homem, criado pelo Ministério da Saúde em 2009. O objetivo é conscientizar os homens de 20 a 59 anos a tomar cuidados com a saúde de forma preventiva assim como a mulher. As ações serão gradativas, iniciadas pelas unidades básicas de saúde nos bairros.

No sábado (28), no posto de saúde da Vila Ilda (próximo ao Jardim Itália) haverá consultas médicas, verificação de pressão e glicemia, peso, índice de massa corpórea, vacina contra tétano, entre outros.

Segundo a gerente de Núcleo de Programas da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Kruger, o programa será desenvolvido nos próximos dias em outros bairros, com objetivo de atingir o máximo possível da classe masculina. “Nós estamos trabalhando para a implantação do Programa da Saúde do Homem em Dourados e junto com isso comemoramos a semana Nacional da Saúde do Homem”, disse Cristiane.

Para o secretário de Saúde, Mário Eduardo Rocha, a implantação do programa é uma resposta à observação de que as doenças que afetam o sexo masculino são problema de saúde pública. “Nós queremos focar o atendimento na atenção básica, sendo que da mesma forma que a mulher vai e faz seus exames rotineiros, o homem vá ao posto de saúde para fazer consultas de prevenção”, disse o secretário.

O Programa

Lançada no dia 27 de agosto de 2009, a Política Nacional de Saúde do Homem pretende facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A principal causa de mortes dos homens foram as Doenças Isquêmicas do Coração, entre elas o infarto agudo do miocárdio, que vitimou 49.128 homens, seguida pelas doenças cerebrovasculares, com 45.128 óbitos. Os homicídios vêm logo após com 43.665 mortes.