Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Em comemoração ao Dia da Árvore, Sanesul realiza plantio de mudas em Dourados

Foram entregues aos alunos e aos presentes no evento panfletos informativos explicando como deve ser feito o plantio de mudas, que foram produzidos pela Acom.

Notícias MS

25 de Setembro de 2013 - 09:00

As árvores são consideradas um símbolo da vida e chamadas de "pulmão do mundo". Em comemoração ao dia deste símbolo que representa a natureza, 21 de setembro, e por buscar conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) realizou em Dourados o plantio de diversas mudas, na estação de tratamento de esgoto Guaxinim. O plantio contou com a participação dos alunos da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, do presidente da empresa, José Carlos Barbosa, do prefeito municipal Murilo Zauith, dos vereadores e dos funcionários da Sanesul.

A ação marca a abertura do calendário do plantio de mais de quatro mil mudas de árvores, divididas entre os municípios sede das dez regionais onde a empresa atua e nas unidades de Mundo Novo, Ribas do Rio Pardo e Sete Quedas. A mobilização conta com o apoio da Gerência de Meio Ambiente (Gemam) e da Assessoria de Comunicação (Acom).

De acordo com o presidente José Carlos Barbosa, a Sanesul é uma empresa de saneamento ambiental, prova disso é a ação realizada na ETE Guaxinim, que já recebeu 250 mudas e a meta é plantar 450. “Também está prevista a construção de um viveiro de mudas, que será composto por um espaço administrativo, estufa, área de condução de mudas, sementeiras e composteira, expedição de saquinhos, reservatório e rede de distribuição de água. São investimentos de R$ 700 mil do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para que possamos ter na nossa ETE Guaxinim uma unidade de produção de mudas e, através desse trabalho, realizar o reflorestamento das matas ciliares, dos córregos e do rio Dourados, responsável por 70% do abastecimento da cidade”, anunciou o presidente durante seu discurso.

Para o prefeito Murilo Zauith, essa iniciativa da Sanesul de promover o plantio de mudas é importante para a integração dos alunos com o meio ambiente, pois a partir dessas ações os jovens conhecem um pouco mais das espécies das árvores. “Dourados é uma cidade que possui diversas áreas de preservação e quando ampliamos o perímetro urbano conseguimos ter, dentro da cidade, mais qualidade de vida. O que estamos fazendo hoje é aproximando o meio ambiente da população”, destacou o prefeito.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, o vereador Madson Valente falou que as árvores são vitais para a vida e atividades como a da Sanesul promovem a educação e ajudam a estimular sensibilidade, de sair de uma relação agressiva e partir para uma harmônica com a natureza.

A diretora da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, Odália Amaro, relatou que a parceria de preservação do meio ambiente já começou no ano passado com a Sanesul, quando foi desenvolvido um projeto de coleta de óleo de cozinha e uma grande ação no bairro Campo Dourado, para realizar limpeza na rede de esgoto. Na oportunidade, os alunos distribuíram panfletos conscientizando os moradores sobre o descarte do óleo de cozinha na rede de esgoto, o quanto ele prejudica o meio ambiente. “Agradeço a parceria da Sanesul com a escola e o convite para ser madrinha do plantio dessas árvores”, destacou a diretora.

A aluna do 9º ano da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, Jeniffer Corrêa da Silva, ficou encantada com a iniciativa da Sanesul. “Esse gesto mostra que a empresa está, sim, preocupada em cuidar da natureza”, destacou a estudante, que ainda não conhecia uma estação de tratamento de esgoto.

Foram entregues aos alunos e aos presentes no evento panfletos informativos explicando como deve ser feito o plantio de mudas, que foram produzidos pela Acom. O presidente da Sanesul e as autoridades também descerraram uma placa que marca a ação realizada em comemoração ao Dia da Árvore.