Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Enem começa neste sábado com 162 mil inscritos em Mato Grosso do Sul

Sábado, às 11 horas (MS), os portões dos locais de prova serão abertos e a aplicação do exame começa ao meio-dia

Correio do Estado

08 de Novembro de 2014 - 07:25

Milhares de sul-mato-grossenses, mais especificamente 162.876 mil, acordaram ou irão acordar ansiosos neste sábado (8). O motivo é o primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o passaporte para as universidades públicas e particulares mais importantes do País.

Sábado, às 11 horas (MS), os portões dos locais de prova serão abertos e a aplicação do exame começa ao meio-dia. Neste primeiro dia, os alunos responderão 90 questões de duas áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Domingo (9), os candidatos respondem mais 90 questões das áreas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A temida redação também será aplicada amanhã, para isso, os alunos terão 5h30 para fazer o Enem, diferente do tempo de duração de hoje, de 4h30.

Especialistas no assunto, os professores de cursinhos, que antigamente eram chamados de pré-vestibular e agora são conhecidos como preparatórios para o Enem, passaram o ano todo orientando e ajudando alunos a criar um cronograma personalizado de ensino, fazendo com que as horas de estudo pudessem ser inseridas na rotina. Agora, no fim de semana mais importante da vida de muitos adolescentes, jovens e adultos, todos são unânimes em afirmar que a receita para a aprovação na faculdade virá com a calma durante a aplicação do exame.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), algumas atitudes podem causar a eliminação imediata do candidato: fazer consulta ou conversar com outros participantes; usar óculos escuro ou chapéus e bonés; portar armas mesmo que haja porte; sair da sala em definitivo antes de completar duas horas de exame; receber informação sobre conteúdo da prova; levar lápis, borrachas, anotações, pen-drive, mp3 ou qualquer dispositivo eletrônico.