Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Entidade promove "tour" sobre doenças do algodão em MS

Evento da Ampasul será realizado entre os dias 18 e 20 de fevereiro. Pulgão, conforme entidade, é a praga que tem causado mais preocupação.

Agrodebate

05 de Fevereiro de 2014 - 15:26

A Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul) promove entre os dias 18 e 20 de fevereiro um “tour” por três municípios do estado para discutir com produtores rurais e técnicos agrícolas o controle das pragas e doenças que atacam a cultura.

Segundo o engenheiro agrônomo da entidade, Danilo Moraes, o “tour” começa no dia 18, por Chapadão do Sul, onde está a sede da Ampasul. No dia 19 o encontro será realizado em Costa Rica e no dia 20 em São Gabriel do Oeste.

Em cada município a entidade projeta a participação de 30 a 60 pessoas. Durante o evento, os participantes vão visitar lavouras de algodão e acompanhar nestes locais a palestra do pesquisador da Embrapa Algodão – Núcleo Cerrado, Luiz Gonzaga Chitarra.

Conforme Moraes, a praga que tem causado mais preocupação aos cotonicultores do estado neste momento da safra é o pulgão do algodoeiro, mas ele alerta que os produtores também tem de estar atentos ao controle de outros insetos como a mosca-branca, o bicudo e a Helicoverpa armigera.