Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 24 de Junho de 2024

Sidrolandia

Entidades debatem aumento de verba para a saúde com apoio do governo do Estado

O encontro contou com a presença da vice-governadora Simone Tebet, representando o governador André Puccinelli

MS Record

30 de Agosto de 2012 - 13:26

Os recursos federais destinados à Saúde Pública foram o tema debatido na tarde de ontem quarta-feira (29), durante a reunião de apoio ao Movimento “Saúde Mais Dez”, realizado no auditório do Hotel Jandaia, em Campo Grande.

O Movimento “Saúde Mais Dez” vem percorrendo o Brasil com o principal objetivo de colher um total de 1,4 milhões de assinaturas para levar até o Congresso Nacional como Emenda Popular à proposta de alocar na área da saúde, 10% da receita bruta da União.

Para a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, o encontro representa o fortalecimento da saúde em sua totalidade e também o comprometimento de Mato Grosso do Sul na busca pelos recursos destinados à saúde.

O encontro contou com a presença da vice-governadora Simone Tebet, representando o governador André Puccinelli, da secretária de Estado de Saúde de Mato Grosso de Sul, Beatriz Figueiredo Dobashi, do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Wilson Duarte Alecrim, além de representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Estadual de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e profissionais ligados à área da saúde do Estado.

“Desde a elaboração do Movimento Saúde em março deste ano, várias entidades manifestaram apoio à busca pelos recursos federais por meio de Emenda Popular. Desde então foram feitos manifestos com os mesmos debates em estados como Pernambuco, Paraná e agora em Mato Grosso do Sul.

A reunião mostra o apoio que as instituições da saúde, parlamentares e outras entidades oferecem ao Movimento Saúde Mais Dez”, disse a secretária.

Durante a reunião, a secretária de Estado de Saúde entregou cerca de 1,5 mil formulários para representantes comunitários que farão a distribuição em seus bairros com o objetivo de colher assinaturas de bairros da Capital para a apoiar o Movimento Saúde Mais Dez. Municípios do interior também receberam os formulários para recolhimento de assinaturas.

A vice-governadora Simone Tebet ressaltou o apoio do governo do Estado ao Saúde Mais Dez e destacou a busca por mais assinaturas para que os recursos possam se tornar reais mediante o encaminhamento ao Congresso Nacional.

“Vamos mostrar que Mato Grosso do Sul se empenha constantemente para melhorar a sua saúde. Levaremos esta mobilização até a Educação, conscientizando o público universitário para que esta causa ganhe força e alcance esta meta que são os recursos federais para a Saúde do Brasil”, destacou Simone.