Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Escola de Governo oferece programa de capacitação para servidores municipais

A Fundação Escola de Governo tem buscado desenvolver suas atividades tomando como base a política da Gestão por Competências

Noticias MS

11 de Abril de 2011 - 17:19

A Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul apresentou o Programa de Capacitação das Municipalidades a representantes de diversas cidades do Estado na última sexta-feira (8) e discutiu seu plano de implantação com os futuros parceiros. A intenção do governo do Estado é oferecer ações de qualificação e formação a todas as cidades a fim de atender servidores públicos municipais e estaduais residentes no interior.

De acordo com o diretor-presidente da Escola de Governo, Édio de Souza Viegas, este primeiro contato serviu para esclarecer os objetivos do programa e explicar como ele será realizado. “Foi uma oportunidade para discutir o assunto com quem vive a realidade do interior. Nosso objetivo é que todas as cidades se envolvam contribuindo, assim, para o aperfeiçoamento da proposta”, afirmou.

Durante o encontro, a gerente de Qualificação e Formação da Escola de Governo, Jackeline Fernandes, explicou como funcionará o programa e quais serão as responsabilidades dos parceiros. “Queremos firmar um acordo de cooperação técnica com o objetivo de atender as demandas dos municípios”, ressaltou.

A ideia do programa, segundo a gestora de Qualificação e Formação, Ana Paula de Moraes, é que os cursos comecem a ser realizados nas cidades do interior no próximo semestre. Até lá, a Escola de Governo, com os coordenadores de capacitação dos municípios, já terão definidos quais serão os primeiros cursos e as cidades polos onde serão realizadas as aulas.

Gestão por Competências 

A Fundação Escola de Governo tem buscado desenvolver suas atividades tomando como base a política da Gestão por Competências.

Para Édio Viegas, investir na competência do servidor é melhorar o serviço prestado ao cidadão. “Se queremos criar uma nova cultura no serviço público, precisamos valorizar o servidor fazendo com que ele se realize profissionalmente, aprimorando três atribuições das competências: conhecimento, habilidade e atitude”, finalizou o dirigente.

Participaram do encontro representantes de Jardim, Três Lagoas, Caarapó, Bandeirantes, Itaquiraí, Corumbá, Fátima do Sul, Rio Verde, Campo Grande, Bonito, Figueirão, Aquidauana, Sidrolândia, Coxim, Aparecida do Taboado, Angélica, Chapadão do Sul, Naviraí, Bodoquena, Anaurilândia, Ribas do Rio Pardo, Taquarussu, Brasilândia, Maracaju, Anastácio, Nioaque, Corguinho, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Tacuru, Santa Rita do Pardo, Sonora e Aral Moreira.

Os municípios que não enviaram representantes ainda podem aderir ao programa. O ato de assinatura dos termos de cooperação está previsto para ser realizado na última semana de abril.