Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Sidrolandia

Estado vai premiar 4.910 alunos com melhores notas em 2010

MS Noticias

08 de Fevereiro de 2011 - 10:29

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), vai premiar, neste mês, 4.910 alunos que obtiveram as melhores notas de cada série escolar durante o ano de 2010.

A premiação será um notebook. Esta iniciativa faz parte do programa Escola para o Sucesso. Os cerca de 300 mil alunos da Rede Estadual de Ensino também receberão 320 mil kits escolares e 645 mil uniformes escolares.

Com o objetivo de valorizar escolas, professores e alunos que apresentem os melhores desempenhos acadêmicos com base nos indicadores educacionais estabelecidos pela Secretaria de Estado de Educação, foi instituído, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado no dia 4, o programa Escola para o Sucesso na Rede Estadual de Ensino.

Conforme a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, foi criado um sistema para avaliar o melhor aluno. “Criamos um sistema em que as escolas lançam as notas dos alunos. Desta forma é feita a avaliação dos melhores alunos. Em 2011, os melhores alunos de cada ano receberão um notebook”, afirmou Nilene.

De acordo com o decreto, os alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino que apresentarem melhor desempenho escolar, com base nas avaliações bimestrais e na assiduidade às aulas, receberão, anualmente, prêmio que poderá ser em espécie, equipamentos ou materiais, de acordo com as definições do governador do Estado.

Será premiado apenas um aluno por ano escolar, no âmbito de cada escola estadual. Excepcionalmente quando o somatório dos alunos do ano escolar for superior a 110, poderá ser premiado um maior quantitativo de alunos.

“Este programa reforça a política de valoração da educação adotada pelo governador André Puccinelli. É uma forma de reconhecer os melhores alunos e incentivar a aprendizagem na sala de aula”, destacou a secretária.

2011

Terá direito ao prêmio o aluno que apresentar o melhor desempenho acadêmico nos componentes curriculares e ou disciplinas, que cursar todos os componentes curriculares e ou disciplinas da Matriz Curricular, conforme o disposto na legislação em vigor e cursar os quatro bimestres em escola da Rede Estadual de Ensino, independentemente do nível de ensino, da etapa e ou da modalidade.

Caso após a apuração da média final haja empate, serão levados em conta como critérios de desempate os quesitos relacionados, rigorosamente, na seguinte ordem: maior frequência dos alunos às aulas; melhor nota em língua portuguesa; melhor nota em matemática; maior frequência dos alunos às aulas de língua portuguesa e maior frequência dos alunos às aulas de matemática.

Para o 1º ano do Ensino Fundamental em razão da não existência das avaliações bimestrais, será aplicado um teste multidisciplinar, conforme orientação da Secretaria de Estado de Educação.

No caso dos Centros de Educação de Jovens e Adultos, concorrerá ao prêmio apenas o aluno que cursar todas as matérias do ano em curso. No caso da Educação Profissional a premiação será em função do curso e da frequência do aluno.