Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 21 de Abril de 2024

Sidrolandia

Estudante que fez prova do Enade precisa preencher questionário até 23h59

Participação na prova e preenchimento do questionário online são obrigatórios. Até o início do exame, 14% dos participantes ainda não tinham concluído a tarefa.

G1

26 de Novembro de 2017 - 19:06

Os universitários que fizeram as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), cuja aplicação terminou às 17h30 deste domingo (26), precisam preencher até as 23h59 o "Questionário do Estudante". De acordo com o Inep, a participação na prova e o preenchimento do questionário em http://enade.inep.gov.br/são requisitos para obter o diploma.

Estão inscritos no Enade 537.407 estudantes do ensino superior. Segundo o Inep, os gabaritos e padrões de respostas serão publicados a partir de 4 de dezembro.

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área. As duas partes têm questões discursivas e de múltipla escolha.

O componente de formação geral tem 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já o componente específico de cada área ou curso superior de tecnologia avaliado tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

O Enade é obrigatório. A cada três anos, o Ministério da Educação aplica a prova para um determinado grupo de cursos para acompanhar a evolução. "Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são os insumos para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)", lembra o Inep em nota.

Neste ano, ele será aplicado aos estudantes concluintes para os seguintes cursos:

Bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia, Sistema de Informação.

Bacharel ou licenciatura nas áreas de: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Química.

Licenciatura nas áreas de: Artes Visuais, Educação Física, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Letras – Inglês, Música, Pedagogia.

Tecnólogo nas áreas de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores, Gestão da Tecnologia da Informação.