Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Sidrolandia

Estudantes e assentados participam de ciclo de conscientização ambiental na Iagro

Os palestrantes são profissionais especializados da iniciativa pública e privada de Mato Groso do Sul e de São Paulo

Notícias MS

08 de Junho de 2011 - 16:00

A Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) realizou durante todo o dia de hoje (8) o 1º Ciclo de Conscientização Ambiental, voltado para alunos de escolas rurais, pequenos produtores de assentamentos e educadores ambientais. A secretária Tereza Cristina Dias (Seprotur) participou da abertura, ao lado do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), José Antônio Roldão, e a diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo.

A programação incluiu temas como gerenciamento de resíduos, proteção da biodiversidade, produção agroecológica sustentáveis, e alternativas de produção ecológicas. Os palestrantes são profissionais especializados da iniciativa pública e privada de Mato Groso do Sul e de São Paulo.

O coordenador estadual do Programa de Animais Aquáticos da Iagro e organizador do evento, o médico veterinário Éder Dittmar, ressalta que as várias formas de produção sustentável - como a produção de energia não poluentes, manejo correto do lixo produzido, formas diversas de preservação e conservação do meio ambiente – são todas questões ligadas ao bem estar e qualidade de vida do ser humano, dos animais e vegetais. “São ações que cada indivíduo pode realizar no dia a dia, sem grandes sacrifícios e que podem mudar o rumo das coisas", argumenta. Exemplos práticos relacionados a esses temas foram mostrados e 'ensinados' durante todo o dia no ciclo de conscientização ambiental.

A secretária Tereza Cristina lembrou o novo código florestal e disse que o normativo veio para “colocar em ordem o problema do meio ambiente no Brasil”. Tereza Cristina também pediu aos alunos, produtores e educadores que reflitam sobre como cada um pode, com pequenas iniciativas, ajudar a melhorar a qualidade de vida de todos.