Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 20 de Junho de 2024

Sidrolandia

Estudantes saem às ruas para pedir trânsito mais seguro em Ponta Porã

O Projeto Trânsito: Pare, olhe, siga com cuidado! envolveu os alunos do 1º ao 9º ano, dos turnos matutino e vespertino

Assessoria

03 de Agosto de 2012 - 17:03

A Escola Municipal João Carlos Pinheiro Marques está encerrando as atividades de um projeto que visa melhorar o conhecimento dos alunos a respeito das regras de trânsito. Nesta semana, eles saíram da escola para efetuar uma panfletagem junto aos condutores de veículos e pedestres que circulam nas proximidades da escola localizada no bairro Aquidaban.

 

Eles entregaram material informativo sobre medidas de prevenção de acidentes e também repassavam recomendações aos condutores a respeito do tema. Policiais militares acompanharam toda a atividade. A PM foi uma das principais parcerias da escola para o desenvolvimento do projeto.

 

O Projeto Trânsito: Pare, olhe, siga com cuidado! envolveu os alunos do 1º ao 9º ano, dos turnos matutino e vespertino. As atividades são multidisciplinares dando ênfase maior às áreas de Educação Física, Matemática, Espanhol e Geografia.

 

O projeto foi desenvolvido através de uma série de atividades como a coleta de dados para os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque. Um dos destaques do projeto foi quando a turma fez o trabalho de identificação e mapeamento dos riscos existentes no entorno da escola.

 

Os próprios alunos e familiares foram observados, especialmente nos horários de saída da escola. Esta atividade foi feita para verificar se as pessoas têm consciência da importância de respeitar as regras do trânsito.

 

O projeto foi desenvolvido tendo vários objetivos e o geral foi desenvolver junto aos estudantes conteúdos do trânsito e atividades necessárias que proporcionam o desenvolvimento de habilidades e comportamento justo, oferecendo segurança no trânsito. E a convivência socialmente justa por meio da educação e do ensino para o trânsito.

 

Sob a direção da Professora Ilza Lageano Martines, a equipe da escola é formada pelas coordenadoras Emídia Benites Franco - Marta de Souza Moraes - Tânia Maria Loureiro da Silva e professores: Ana Noélia Romeiro - Leandro Lima Amaro – Romeu Saldanha Vaz – Wilson Fernandes Dias (STE).

 

No final, houve a avaliação através da observação do interesse dos alunos em todas as atividades propostas e será feito um registro as perguntas e opiniões dos alunos em relação ao tema em destaque. O fechamento da avaliação se dará numa culminância do projeto em que as turmas farão uma exposição das atividades realizadas e sala durante o desenvolvimento do projeto.

 

Os profissionais que trabalham na João Carlos Pinheiro Marques, justificaram o projeto como fundamental porque atualmente, uma das questões mais importantes está relacionada ao fato de as cidades estarem crescendo em um ritmo acelerado, e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos.

 

Na nossa cidade, por exemplo, enfrentamos problemas de jovens menores de idade conduzindo motos, um hábito que precisa acabar. Compete à escola a importância do papel transformador dentro das políticas educacionais. O trânsito tem sido abordado como tema transversal para colaboração na formação de cidadão mais consciente e responsável, assim o projeto trânsito trata da inclusão desse tema nas práticas educativas.