Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Julho de 2024

Sidrolandia

Estudo relaciona nicotina com o câncer de mama

Até hoje se pensava que apenas as outras substâncias presentes no cigarro eram capazes de provocar o desenvolvimento do câncer

Veja.com

26 de Agosto de 2010 - 12:59

Até hoje, a nicotina era considerada responsável principalmente pela dependência que causava nos fumantes.

A nicotina é uma das substâncias responsáveis por fazer os fumantes se tornarem dependentes, mas não se sabia que ela também pode desencadear o câncer de mama, como afirma um estudo publicado na segunda-feira no Journal of the National Cancer Institute, da Universidade de Oxford.

Até hoje se pensava que apenas as outras substâncias presentes no cigarro eram capazes de provocar o desenvolvimento do câncer.

Mesmo os vários estudos que demonstravam que o câncer de mama está relacionado com o cigarro não mostravam como ele acontecia em nível molecular.

A pesquisa conduzida por médicos da Universidade de Taipei, em Taiwan, analisou 276 amostras de tumores e chegou à conclusão de que nas células cancerígenas estava clara a ação da nicotina. Em testes com células doentes, o tumor cresceu quando receberam nicotina.

Os autores disseram que a pesquisa foi feita com um pequeno número de amostras, e que os pacientes todos são asiáticos.

A médica americana Ilona Linnoila, do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, que acompanhou o estudo, afirmou que “a pesquisa sugere que a nicotina pode contribuir diretamente para o desenvolvimento do câncer e também promove a dependência em cigarro”.

A pesquisa também mostra para quem está deixando de fumar que os adesivos de nicotina podem não ser tão seguros como se pensava.