Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 12 de Julho de 2024

Sidrolandia

ETH inaugura usina de etanol de R$ 1 bilhão em Goiás

A usina, a sexta da ETH e a segunda da empresa em Goiás, vai produzir etanol e energia elétrica a partir do bagaço da cana

O Estado de SP

27 de Agosto de 2010 - 16:05

A ETH Bioenergia inaugura nesta sexta-feira em Goiás a unidade de produção Morro Vermelho, onde investiu R$ 1 bilhão. Instalada na cidade de Mineiros, será a primeira usina que fazia parte dos projetos da Brenco, comprada pela companhia do Grupo Odebrecht em fevereiro deste ano, a ser integrada à nova empresa.

A usina, a sexta da ETH e a segunda da empresa em Goiás, vai produzir etanol e energia elétrica a partir do bagaço da cana. A capacidade instalada é de 3,8 milhões de toneladas de cana por safra. O volume é suficiente para produzir 360 milhões de litros de etanol e 380 gigawatts-hora (GWh) de energia elétrica.

Na safra 2010/2011, a moagem alcançará 1 milhão de toneladas, o suficiente para produzir 70 milhões de litros de etanol. Segundo José Carlos Grubisich, presidente da ETH, além das novas usinas - a Alto Taquari será inaugurada até novembro e as de Costa Rica e Água Emendada começarão a operar no segundo semestre de 2011 -, a empresa se articula para a construção de um alcoolduto para escoar a produção do Centro-Sul.

Grubisich tem conversado com a Centro Sul, Uniduto e a PMCC na tentativa de chegar ao melhor traçado. Apesar de o momento ainda ser de negociação, Grubisich tem a esperança de ver o acordo assinado nos próximos meses e pronto entre 2012 e 2013. "É um projeto importante para o setor, que tem interesse comercial e ambiental", avalia.